Consórcio: como funciona? Passo a passo para comprar um carro ou uma casa
O consórcio é uma alternativa para quem deseja realizar o sonho da casa própria ou de ter um carro pagando menos do que em um financiamento.
Mas, o que é consórcio e como ele funciona? Aqui, damos essas e outras informações importantes sobre esse tema. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre consórcio!
O que é consórcio?
Trata-se de uma modalidade de pagamento à vista. Quem participa do consórcio recebe uma carta de crédito para comprar um determinado bem de alto valor, como uma casa ou um carro.
Os consórcios de carro e imobiliário são os mais comuns, mas também há alternativas voltadas para serviços, como eventos e realização de cirurgias plásticas estéticas.
Como funciona o consórcio?
No consórcio, um grupo de pessoas com a mesma finalidade (a compra de um bem) se reúne para pagar mensalmente um determinado valor e formar uma poupança.
Uma administradora cuida de todos os detalhes do consórcio, como a contratação, recolhimento de pagamentos e gestão do valor arrecadado. Normalmente, essa administradora é o banco ou instituição financeira que oferece o serviço.
Mensalmente, a administradora realiza uma assembleia na qual acontece um sorteio para escolher quem do consórcio receberá uma carta de crédito para usar o valor acumulado até então.
Esse sorteio acontece consecutivamente, até que todos os participantes do consórcio sejam contemplados e possam adquirir o bem estipulado no contrato.
O que acontece quando a pessoa é contemplada no sorteio?
Quando um dos consorciados é contemplado no sorteio, a administradora faz uma análise de crédito dessa pessoa. Se não houver restrições, como nome sujo, há a liberação da carta de crédito e o documento já pode ser utilizado para compra do bem.
Mas, se houver restrição, a administradora do consórcio não libera a carta de crédito imediatamente. Isto ocorre porque a empresa quer ter certeza de que o contemplado continuará pagando as parcelas mensais do consórcio, sem prejudicar o restante do grupo que ainda aguarda sua vez de usar o crédito.
Se o contemplado estiver com nome sujo, geralmente a administradora indica o pagamento da dívida e que a pessoa passe por uma nova análise de crédito. Outra opção é apresentar um fiador para ter acesso à carta ou efetuar o pagamento antecipado de parcelas.
Quais são as vantagens do consórcio?
Uma das dúvidas mais comuns sobre o consórcio é quais são suas vantagens, sobretudo em comparação ao financiamento. A seguir, indicamos as principais:
Compra de bem à vista
A carta de crédito contemplada do consórcio possibilita a compra do bem à vista. Na prática, isso dá maior poder de barganha para o comprador, que pode poupar na aquisição.
Rápido acesso ao bem
A compra à vista com carta de crédito dá rápido acesso ao bem. Isso não acontece no financiamento, que exige um processo demorado de análise de crédito e de assinatura do contrato.
Economia
Uma das vantagens mais significativas é a economia. Nele, paga-se um valor mensal menor do que no financiamento, pois as parcelas não são corrigidas por taxas de juros.
Normalmente, sobre o valor da mensalidade incide uma pequena taxa administrativa e outras que costumam ser menores do que taxas de juros praticadas em financiamentos. Como resultado, gasta-se menos no consórcio.
Sem entrada
Quando se financia um bem, normalmente o banco exige um valor de entrada. No consórcio, isso não acontece! Portanto, é uma alternativa para quem quer comprar casa ou carro, mas não possui um valor inicial para conseguir o financiamento.
Compensa entrar em um consórcio?
De maneira geral, o consórcio apresenta mais vantagens do que o financiamento, mas é preciso considerar pontos negativos dessa modalidade de compra à vista.
Uma delas é a demora para ser contemplado e receber a carta de crédito. Pode ser que isso ocorra em poucos meses, mas também pode ser que demore para ser contemplado.
Além disso, existe a possibilidade da inadimplência, tanto do contratante quanto de alguém do grupo. É muito importante verificar qual o procedimento adotado pela administradora no caso de inadimplência, que pode variar desde a exclusão de sorteios até a perda do bem dado como garantia após o uso da carta de crédito.
Onde contratar consórcio?
Bancos e instituições financeiras oferecem o serviço, mas é sempre importante verificar junto ao Banco Central se a empresa possui autorização para operar como administradora. Assim, evita-se golpes.