IFNMG tem 345 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos e online – Saiba como fazer inscrição

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu inscrições para 345 vagas em cursos técnicos gratuitos. Os cursos disponíveis são simultâneos ou subsequentes ao Ensino Médio, e as inscrições seguem até 5 de julho.

Para se inscrever, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou estarem cursando os anos finais. A seleção dos participantes será realizada a partir das notas de matemática e português dos três últimos anos do Ensino Fundamental, que devem ser comprovadas com histórico escolar ou documento equivalente.

As vagas disponibilizadas pelo IFNMG são para cursos gratuitos presenciais e a distância, e durante a pandemia será possível realizar as atividades de forma remota. As inscrições devem ser feitas pelo site do instituto, onde também está disponível o edital com informações completas sobre o processo seletivo.

cursos gratuitos ifnmg
Foto: Tina Coelho/Terra

As vagas para os cursos presenciais do IFNMG são para os campus de Montes Claros, Januária e Pirapora. Enquanto isso, o curso a distância disponibilizado pela iniciativa será ofertado pelo Cead (Centro de Referência e Formação a Distância).

O resultado preliminar do processo seletivo para os cursos gratuitos do IFNMG sai no dia 15 de julho, e o final será divulgado no dia 21. Ainda no dia 21 de julho deve começar o período de matrículas, que irá seguir conforme o cronograma de cada campus e do Cead.

Veja também: Ministério da Educação divulga Edital do Enem 2021

Quem pode participar dos cursos gratuitos do IFNMG?

Como todos os cursos técnicos disponíveis são concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio, ou seja, simultâneos ou logo após a formação, as vagas são destinadas a alunos do 2º ou 3º ano e para quem já o concluiu.

Além disso, o IFNMG explica que aplica o sistema de cotas para todos os cursos. Dessa forma, metade das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas, e parte delas para candidatos com renda familiar de até uma salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.650), autodeclarados pretos, pardos e indígenas e portadores de deficiência.

Além disso, da outra metade das vagas disponíveis, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (PcD) e outros 5% para candidatos que vêm de Escolas Família Agrícola.

Mas os candidatos devem apresentar documentação comprobatória no momento da solicitação de matrícula para ter direito às vagas de cotas.

Além disso, neste ano a instituição irá realizar procedimentos de heteroidentificação para confirmar a autodeclaração de candidatos pretos e pardos durante a inscrição. Quem não se submeter ao procedimento terá sua matrícula recusada, e em caso de falsidade na autodeclaração o candidato pode responder legalmente.

Cursos disponíveis

Ao todo, são seis cursos técnicos disponibilizados de forma gratuita pelo IFNG, sendo cinco na modalidade presencial e um a distância. Mas vale lembrar que as atividades dos cursos presenciais podem ser feitas de forma remota durante a pandemia.

  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Campus de Januária. Curso no período noturno, com duração de 1 ano e meio e 25 vagas disponíveis;
  • Técnico em Eletrotécnica – Campus de Montes Claros. Curso no período noturno, com duração de 2 anos e 40 vagas disponíveis;
  • Técnico em Segurança do Trabalho – Campus de Montes Claros. Curso no período noturno, com duração de 2 anos e 40 vagas disponíveis;
  • Técnico em Edificações – Campus de Pirapora. Curso no período noturno, com duração de 2 anos e 40 vagas disponíveis;
  • Técnico em Informática – Campus de Pirapora. Curso no período vespertino, com duração de 1 ano e meio e 40 vagas disponíveis;
  • Técnico em Serviços Jurídicos – Cead. Curso a distância, ou seja, sem horário definido para acompanhar as aulas, com duração de 2 anos e 160 vagas disponíveis.

Veja também: Prouni, Fies e Sisu – MEC divulga as datas para próximas edições. Confira aqui!

Como se inscrever?

O processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos do IFNMG é realizado pela Fundação CefetMinas. Portanto, no momento da inscrição, o candidato é redirecionado da instituição para preencher o formulário eletrônico.

Os passos para inscrição são os seguintes:

  1. Acesse o site do IFNMG pelo link disponibilizado no início do texto, e clique no botão para se inscrever;
  2. Na página da CefetMinas, você deve fazer login ou se cadastrar, caso seja seu primeiro acesso;
  3. Quando fizer login, você será encaminhado para o formulário de inscrição, onde deve escolher o campus e o curso de interesse;
  4. Em seguida, é preciso anexar o documento que comprove as notas escolares, que pode ser o histórico escolar ou algum dos documentos indicados no anexo II do edital de seleção. É importante destacar que o documento ser digitalizado, estar legível e ter o tamanho máximo de 10 MB;
  5. Preencha o formulário de inscrição com os demais dados solicitados e finalize a inscrição.

Após o preenchimento, o formulário não pode ser alterado, portanto, é fundamental tomar cuidado e prestar bem a atenção. Caso seja necessário corrigir algum dado, é preciso entrar em contato com a CefetMinas pelo e-mail [email protected] para solicitar a exclusão da inscrição para fazer o procedimento mais uma vez.

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento do formulário, acompanhe o vídeo abaixo com o tutorial para inscrição.

Fonte: G1.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário