Trabalhadores são prejudicados por desinformação do INSS

Confira como os trabalhadores beneficiários do INSS podem ser prejudicados quando o órgão não fornece informações suficientes.


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável não só pelo pagamento dos contribuintes quando podem realizá-lo, mas também por oferecer serviços que possam auxiliar os beneficiários em caso de necessidade de afastamento dos trabalhadores.

Infelizmente, por descaso ou má gestão, muitas vezes o próprio INSS não fornece informações suficientes ou claras o suficiente para que o contribuinte possa compreender quais são os seus direitos, quais são as condições necessárias para determinado benefício e até mesmo conhecimento de que ele tem direito à determinado benefício do Instituto Nacional do Seguro Social.

Como a desinformação do INSS afeta os trabalhadores?

Devido à má organização do INSS e um sistema de Previdência Social com regras complexas, é muito comum que os beneficiários sofram com o recebimento de um benefício que não corresponde às suas contribuições e tenham prejuízo financeiro para o resto da vida.

Trabalhadores são prejudicados por desinformação do INSS (2)
Fonte/Reprodução: original

Esta má organização, também, implica em uma necessidade da busca por essas informações em outros veículos para se informar melhor.

Vários veículos de informação realizam o árduo trabalho de informar — em uma linguagem mais simples e corriqueira — ao cidadão quais são os seus direitos, como recorrer e várias outras dicas que podem refletir diretamente na vida financeira de incontáveis famílias que dependem da Previdência Social.

Como isso prejudica o trabalhador?

Muitas vezes, nos portais oficiais dos órgãos responsáveis não há informações suficientes ou claras para o cidadão fazer valer os seus direitos. Quando o cidadão desconhece os seus direitos é muito mais fácil se tornar prejudicado financeiramente.

Através de informações que não realizam a sua principal função (a de informar), o empregado passa por situações em que pode até não ficar ciente dos benefícios aos quais tem direito, em quais situações esses benefícios valem e resulta em uma pessoa que é prejudicada de maneira financeira e, em caso do beneficiário possuir dependentes, eles também são prejudicados.

A desinformação, principalmente quando se trata dos direitos dos trabalhadores enquanto cidadãos, flerta com uma ruptura com os direitos humanos básicos e impede os trabalhadores de resolverem suas questões que os afastam do trabalho, além de torná-los mais improdutivos e também ser uma situação maléfica aos patrões (também responsáveis por fazer valer esses direitos).

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.