MEI Fácil: O que é? Como usar? Principais benefícios
Confira o que é o MEI Fácil, como usar além das principais vantagens oferecidas pelo serviço aqui No Detalhe.
Pessoas físicas têm CPF (Cadastro de Pessoa Física), enquanto empresas possuem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Esses documentos contêm números exclusivos para identificar cada habitante — ou empresa, no caso do CNPJ — junto ao Governo Federal. Servem, basicamente, como um documento que comprova e legitima o registro da empresa em questão.
Uma das maiores vantagens do CNPJ é que por ser emitido online, o microempreendedor não precisa se preocupar com taxas ou sequer burocracia. Não há custo algum para a emissão do certificado digital, é necessário apenas alguns minutos livres do seu tempo e algum aparelho com acesso à internet.
Todo proprietário de uma empresa precisa ter o seu CNPJ. Para tal, é necessário a retirada do CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual) ou simplesmente certificado MEI.
Além de comprovar a atividade do seu negócio, e registrar a sua empresa, o certificado MEI também comprova que você está inscrito no CPJ e na Junta Comercial do seu estado.
O que é o MEI Fácil?
A MEI Fácil é uma plataforma digital de suporte ao microempreendedor. A conta é gratuita, inclui cartão empresarial que pode ser utilizado em estabelecimentos físicos, e um cartão virtual para compras feitas online.
Como fazer login no MEI Fácil?
Se você já tem o CCMEI em mãos digitalmente, mas ainda não o imprimiu é simples! Basta acessar o Portal do Empreendedor; selecionar “Já sou MEI”, selecionar “Emita o Comprovante MEI”, ir na opção “Comprovante MEI” entre as duas opções que aparecerão na tela, e preencher as informações solicitadas.
Caso você tenha efetuado o cadastro anteriormente, mas não tenha encerrado o processo, ele aparecerá na tela junto do novo registro. Selecione de quais CNPJ você deseja emitir os comprovantes.
Caso seja sua primeira visita, você esteja realizando o cadastro como microempreendedor e o certificado MEI aparecerá na sua tela para que você possa salvá-lo ou imprimi-lo.
Após realizado o cadastro é possível utilizar os dados disponibilizados no cadastro para realizar o login (tanto na plataforma digital quanto no aplicativo).
App MEI Fácil
O aplicativo, de mesmo nome, já consegue reunir soluções para problemas do microempreendedor, e agora trabalha em conjunto com um portal online para melhor auxiliar o microempreendedor individual.
Através do aplicativo é possível, além de abrir o MEI, realizar consultas ao DAS e solucionar todas as suas dúvidas relacionadas aos problemas que podem surgir na sua empresa.
É confiável?
Fundada em janeiro de 2017, a plataforma MEI Fácil vem mostrando credibilidade com seus serviços destinados ao microempreendedor individual, portanto, não há nenhum risco em recorrer a esse recurso.