Consulta ao PIS/Pasep 2022 está liberado pelo governo. Veja como fazer
Trabalhadores já podem fazer consulta da disponibilidade e valor do PIS/Pasep 2022 pelo celular. Veja como e mais informações sobre o abono.
No último sábado (22/01), o governo liberou a consulta para que os trabalhadores saibam se têm direito ao abono salarial PIS/Pasep em 2022. Além disso, a consulta também permite descobrir o valor ao qual o trabalhador tem direito.
Os pagamentos do abono salarial relativo ao ano-base 2020 começam em fevereiro, a partir do dia 8 para quem trabalha em empresas privadas e do dia 15 para servidores públicos (mais informações abaixo).
Para consultar a disponibilidade do PIS/Pasep, o trabalhador pode baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, conforme mostraremos a seguir.
Passo a passo para consultar valor do PIS/Pasep
Para consultar se você tem direito ao PIS/Pasep pelo celular e qual o valor do benefício, basta seguir os passos abaixo;
- Baixe o aplicativo oficial da Carteira de Trabalho Digital no seu celular. Caso o aplicativo já esteja instalado, será preciso atualizá-lo;
- Em seguida, acesse o sistema informando o número do CPF e a senha “gov.br”. Se ainda não tiver esta senha, clique para fazer seu cadastro;
- Depois de fazer login na sua conta, selecione o botão “Benefícios”;
- Por fim, na opção “Abono Salarial” você irá conferir se é habilitado ou não habilitado para receber.
Além disso, outra forma de consulta ao PIS/Pasep 2022 é pelo telefone 153. Para os servidores públicos, também é possível consultar pelo CPF ou Número de inscrição no site do Banco do Brasil.
Calendário de pagamentos do PIS/Pasep
As datas para pagamento do abono variam entre o PIS e o Pasep. No caso do PIS, o calendário segue conforme o mês de nascimento do trabalhador. Enquanto isso, no Pasep as datas acompanham o final do número de inscrição.
Conforme já adiantamos, ambos os pagamentos iniciam em fevereiro. Para conferir todas as datas, veja aqui o calendário completo do PIS/Pasep 2022.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022
Para ter direito ao abono salarial neste primeiro semestre de 2022, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter trabalhado com carteira assinada em 2020 e recebido por pelo menos 30 dias de trabalho;
- Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos por mês;
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, e ter seus dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) pelo empregador.
Para mais detalhes sobre o PIS/Pasep 2022, aproveite para conferir nosso texto sobre o assunto.