Formas de recuperar dinheiro esquecido mesmo para quem não tem nome no site do governo

Conheça, aqui, formas alternativas de recuperar dinheiro esquecido e aproveite para consultar se tem uma grana extra para receber!


O BC (Banco Central) divulgou um site para consulta e resgate de dinheiro esquecido em bancos. De acordo com a instituição financeira, 100 milhões de pessoas já realizaram a consulta no sistema para saber se tinham algum valor a receber.

A consulta de saldo envolve tanto contas de pessoas físicas como de pessoas jurídicas, mas não é todo mundo que recebe uma resposta positiva. O que muitos não sabem é que existem outras formas de reaver dinheiro esquecido.

Aqui, você conhece quais são as principais. Continue a leitura e descubra quais são as possibilidades e aproveite para fazer sua consulta!

Dinheiro esquecido além das formas anunciadas pelo governo

Formas de recuperar dinheiro esquecido mesmo para quem não tem nome no site do governo

Fez a consulta no site do Banco Central sobre valores a receber, mas não tem saldo disponível? Há outras fontes de dinheiro esquecido que podem ser consideradas, como as que mostramos a seguir:

Cotas do PIS/PASEP

Quem trabalhou com registro em carteira de 1971 a 4 de outubro de 1988 pode ter saldo residual de cotas do PIS/PASEP. De acordo com a Caixa Econômica Federal, são mais de R$ 23 bilhões esquecidos por aproximadamente 10 milhões de cotistas.

A consulta de saldo deve ser feita junto à Caixa (trabalhador do setor privado) ou ao Banco do Brasil (servidores). Caso tenha cotas esquecidas, dá para sacá-las diretamente na agência bancária ou pelo aplicativo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Se o trabalhador já faleceu, seus herdeiros diretos também podem sacar o benefício, desde que apresentem a documentação comprobatória solicitada pela Caixa ou Banco do Brasil.

Abono salarial

Há trabalhadores que têm direito ao abono salarial PIS/PASEP e nem ao menos sabem disso. De acordo com o Ministério do Trabalho, aproximadamente 320 mil trabalhadores não sacaram o abono de 2019, que pode ser de até um salário mínimo.

A consulta de valores pode ser feita em uma agência da Caixa (trabalhador do setor privado) ou do Banco do Brasil (servidor). Também é possível efetuá-la online, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Nele, dá para fazer o pedido de saque de valores esquecidos, mencionando uma conta bancária para repasse.

Se não conseguir efetuar a consulta e pedido de pagamento pelo aplicativo, uma alternativa é usar a central de atendimento Alô Trabalhador, é só fazer uma ligação para o número 158.

Há, ainda, a opção de solicitar o resgate junto ao Ministério do Trabalho e Previdência, em postos de atendimento presenciais ou por e-mail [email protected] (troque o “uf” pela sigla do estado onde você reside).

Revisão de auxílio doença do INSS

Quem recebeu o auxílio doença entre 2002 e 2009 pode ter direito a um novo valor. Nesse período, o INSS errou o cálculo do benefício, pagando menos. Agora, está liberando em lotes o valor residual para corrigir o problema.

Você consegue consultar online, no Meu INSS, se tem direito ao valor da revisão. Para isso, acesse o portal ou aplicativo e digite, no campo de busca, “revisão de benefício – art. 29”.

Contas inativas do FGTS

Quem foi demitido e ficou três anos sem trabalhar formalmente pode sacar saldos de contas inativas do FGTS. Outros casos que dão acesso ao valor são os de diagnóstico de doença grave ou por calamidade pública.

Depósitos judiciais do INSS

Aposentados e pensionistas que conseguiram na Justiça a concessão ou revisão de seu benefício podem ter RPVs (Requisições de Pequeno Valor) para receber. A RPV é um precatório para ações de até 60 salários mínimos.

Para consultar se há saldo, você deve digitar o número do processo e do seu CPF no site do Tribunal Regional Federal de sua região de residência, especificamente em “Precatórios”. O dinheiro fica disponível para saque por dois anos em contas judiciais do Banco do Brasil ou da Caixa.

Nova rodada de consultas ainda no primeiro semestre de 2022

O Banco Central anunciou que fará uma nova rodada de consulta ao dinheiro esquecido em instituições financeiras ainda no primeiro semestre de 2022. A data prevista para início é em 02 de maio.

De acordo com o BC, quem não teve saldo disponível na fase inicial do programa poderá ter algum valor na nova rodada, pois novas fontes serão utilizadas, inclusive envolvendo investimentos. Portanto, não deixe de realizar a consulta na nova fase, mesmo sem saldo na etapa inicial!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.