PIS 2022: último lote do abono salarial liberado nesta quinta-feira (31); descubra quem recebe
Último lote de pagamento do abono salarial PIS 2022 foi liberado nesta quinta-feira. Veja quem recebe e mais informações sobre o benefício!
A Caixa Econômica Federal faz nesta quinta-feira (31) o pagamento do último lote do abono salarial PIS 2022. Desta vez, recebem trabalhadores do setor privado nascidos em dezembro.
O abono salarial é um benefício destinado a trabalhadores de baixa renda, como forma de complementar seus ganhos. Para recebê-lo é preciso cumprir requisitos básicos do programa PIS.
Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre o pagamento do abono salarial PIS 2022!
Quem recebe o abono salarial PIS hoje (31)?
Somente trabalhadores do setor privado nascidos em dezembro. Quem nasceu de janeiro a novembro já teve a parcela liberada, bem como todos os servidores públicos que têm direito ao benefício.
Quem tem direito ao abono salarial?
Não são todos os trabalhadores do setor privado e servidores públicos que têm direito ao abono salarial. A seguir, você confere quais são os requisitos para receber o benefício:
- Ter exercido atividade remunerada pelo período mínimo de 30 dias no ano-base utilizado para cálculo (2020);
- Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos mensais no ano-base;
- Estar inscrito no PIS (trabalhadores do setor público) ou Pasep (servidores públicos) há pelo menos 5 anos;
- Ter dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Qual o valor do PIS 2022?
O valor do PIS 2022 varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base utilizado para cálculo do benefício.
Quem trabalhou os 12 meses receberá um salário mínimo, ou seja, o equivalente a R$ 1.212,00. Já quem trabalhou menos de 12 meses receberá um valor proporcional ao período em que atuou na empresa.
O cálculo é simples: é só dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados. Por exemplo, quem trabalhou por seis meses em 2020 com carteira assinada receberá um abono salarial de R$ 606,00.
Não quer perder tempo calculando seu abono salarial? Saiba que dá para conferir o valor ao realizar uma consulta PIS 2022 online ou por telefone!
Como consultar o PIS 2022?
A consulta PIS 2022 pode ser feita em diferentes canais! A seguir, apresentamos canais online e telefônico em que você pode conferir informações rapidamente:
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou App Store;
- Toque no ícone do aplicativo para abri-lo e selecione “entrar”;
- Informe seu CPF, toque em “próxima” e digite sua senha de acesso de sua conta gov.br. Se não tiver uma, é possível criá-la no primeiro acesso, basta acessar “crie sua conta”;
- Selecione “consultar abono salarial”.
Aplicativo Caixa Tem
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Informe seu CPF e senha de acesso;
- Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
- Toque em “acessar”;
- Selecione “abono salarial”.
Telefone 158
Faça uma ligação para o número 158, que será gratuita se feita a partir de um telefone fixo. Caso seja a partir de um número de celular, há cobrança.
Como sacar o PIS 2022?
O pagamento do abono salarial PIS 2022 é feito pela Caixa Econômica Federal. A seguir, confira como funciona e como sacar o benefício:
- Pagamento via crédito em conta Caixa: se tiver uma conta na Caixa Econômica Federal, seja poupança ou conta corrente, o banco creditará o benefício nela. Neste caso, basta sacar em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências do banco usando seu cartão;
- Cartão Cidadão: caso não tenha conta no banco, mas possua Cartão Cidadão e senha, conseguirá sacar o benefício em lotéricas, agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui;
- Saque em agência da Caixa: quem não tem conta no banco, muito menos Cartão Cidadão, pode sacar o benefício em agências da Caixa Econômica Federal pessoalmente. Tenha consigo um documento de identificação com foto (RG e CNH) e CPF.
O saque pode ser feito até o dia 29 de dezembro de 2022. Se deixar o prazo passar, terá de esperar uma nova rodada de saque para acessar o valor.
Pagamento do abono salarial PIS/Pasep esquecido
Quem não sacou o abono salarial PIS/Pasep de 2019 terá uma nova chance de receber o valor: o governo liberou o saque para mais de 320 mil trabalhadores.
O saque está disponível a partir de hoje (31) e o trabalhador tem até 29 de dezembro para movimentar o dinheiro. Se não o fizer, terá de esperar uma nova rodada de pagamentos para acessar o dinheiro.