Auxílio Brasil: entenda quando o benefício pode ser bloqueado e evite ficar sem sua parcela!
Veja em quais situações o pagamento do Auxílio Brasil pode ser bloqueado e como o beneficiário pode resolver a situação.
Existem algumas situações específicas em que o pagamento do Auxílio Brasil pode ser bloqueado e o beneficiário precisa resolver o problema o quanto antes para voltar a receber.
Normalmente, o beneficiário que teve o pagamento bloqueado descobre isso ao consultar o benefício pelo aplicativo e se deparar com a mensagem de indesejada.
A seguir, você confere motivos que podem levar ao bloqueio do Auxílio Brasil e como resolver esta situação.
Quando o Auxílio Brasil pode ser bloqueado?
Em alguns casos, a mensagem de bloqueio não é urgente. Isso porque o aviso pode indicar que o Auxílio Brasil está bloqueado para crédito em conta, o que significa que a parcela já foi depositada na poupança do Caixa Tem, mas o saque será liberado na data indicada no calendário de pagamentos. Nesse caso, é só esperar.
No entanto, também existe a chance de bloqueio do Auxílio Brasil por falta de atualização dos dados do CadÚnico, o que é mais urgente. Isso acontece porque as famílias inscritas no CadÚnico precisam atualizar o cadastro no máximo de dois em dois anos.
Por fim, é possível ainda que o Auxílio Brasil seja bloqueado após o governo identificar que a família deixou de cumprir as regras do programa, como ter ultrapassado o limite de renda, por exemplo. Nesse caso, aproveite para conferir os requisitos que os beneficiários devem cumprir para não sofrer corte no Auxílio Brasil.
Como desbloquear?
Se o bloqueio do Auxílio Brasil aconteceu por falta de atualização no CadÚnico, basta baixar o aplicativo “Cadastro Único” e atualizar a inscrição, conforme já mostramos aqui. Para isso, é só revisar os dados da família, como renda, endereço e composição familiar, e confirmar as informações, se não houve nenhuma mudança.
Mas se houve alguma mudança nos dados informados no cadastro, o que inclui deixar de se encaixar nas regras do programa, é preciso ir a um posto do CadÚnico ou do setor responsável pelo Auxílio Brasil em sua cidade para resolver a situação.