Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul
Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022 e como deve ser a disputa no estado.
Faltando menos de cinco meses para as eleições de 2022, os eleitores do Mato Grosso do Sul já conhecem os pré-candidatos ao governo do Estado.
Neste ano, os sul mato-grossenses elegerão um novo governador, já que o atual, Reinaldo Azambuja (PSDB), conclui seu segundo mandato em 2022.
A seguir, veja quem deve ser o candidato do atual governador em outubro e quais são os outros pré-candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul.
Eduardo Riedel (PSDB)
O candidato apoiado pelo governador Reinaldo Azambuja neste ano deve ser Eduardo Riedel, ex-secretário de Infraestrutura do Estado.
Riedel nunca disputou uma eleição, mas conseguiu apoio político devido à sua atuação em instituições privadas. Formado em Ciência Biológicas e mestre em Zootecnia, Riedel já foi eleito por três vezes pela revista Dinheiro Rural uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro.
Andre Puccinelli (MDB)
Um dos nomes mais fortes na disputa de 2022 deve ser o do ex-governador André Puccinelli, que ocupou o cargo entre 2007 e 2015. Com 40 anos de carreira política, Puccinelli também foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos.
O ex-governador chegou a ser preso preventivamente em 2017 e 2018 durante as investigações da Operação Lama Asfáltica, mas a pena foi revogada pela ministra Laurita Vaz, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Marquinhos Trad (PSD)
Marquinhos Trad renunciou à prefeitura de Campo Grande para se apresentar como pré-candidato ao governo do Mato Grosso do Sul, onde exercia seu segundo mandato.
Filho do ex-deputado federal Nelson Trad, o ex-prefeito é advogado e já presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva do estado. Além disso, também foi vereador da capital e deputado estadual.
Rose Modesto (União Brasil)
Rose Modesto trocou o PSDB pelo União Brasil para se apresentar como pré-candidata ao governo do estado, após Azambuja declarar apoio a Riedel.
Rose foi vice-governadora durante o primeiro mandato de Azambuja, mas em 2018 resolveu disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, e foi eleita com a maior votação proporcional do estado (120.901 votos).
Outros pré-candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul em 2022
Além dos nomes já citados, a disputa pelo governo do Mato Grosso do Sul ainda tem dois pré-candidatos que devem representar as candidaturas de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) no estado.
No primeiro caso, o candidato que pode contar com o apoio de Bolsonaro é o deputado estadual Capitão Contar (PRTB), militar de carreira do Exército Brasileiro.
Enquanto isso, a pré-candidata do PT é a advogada e professora universitária Giselle Marques, doutora em Direito e pós-doutora em desenvolvimento regional.
Para conferir a pesquisa mais recente para o governo do Mato Grosso do Sul, acesse o site do Instituto Ranking Brasil.
Veja também: Confira os pré-candidatos a governos de outros estados.