Vale-gás volta a ser pago em 17 de junho; tire suas dúvidas e saiba como receber

Marina Darie

18/05/2022

Quem é beneficiário do Vale-Gás não vai receber o valor  neste mês. Ele é pago somente a cada dois meses e, por isso, só será distribuído para as famílias a partir do dia 17 de junho, seguindo o mesmo calendário do Auxílio Brasil, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS). 

O benefício também é pago da mesma forma que o Auxílio Brasil, podendo ser depositado em conta Poupança Social Digital, conta Poupança CAIXA Fácil ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social. 

Caso a família não tenha nenhuma dessas opções de conta, a Caixa abrirá automaticamente, uma poupança social digital. O prazo em que o dinheiro fica disponível para uso é de 120 dias, a partir da data em que ele for liberado. 

Quem pode receber o Vale-gás?

Vale-gás volta a ser pago em 17 de junho; tire suas dúvidas e saiba como receber

Pagamentos do Vale-gás será retomado a partir do dia 17 de junho. Você sabe se tem direito ao auxílio? (Imagem: Pexels / Divulgação)

Os critérios para receber o Vale-gás são:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • Famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.

Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda criados pelas prefeituras, governos estaduais ou governo federal podem participar. Mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência são priorizadas no Vale-gás. 

O pagamento do benefício será feito ao Responsável Familiar, de preferência à mulher, para as famílias que estão inscritas no CadÚnico.  Já as famílias que têm pessoas inscritas no BPC, com inscrição ou não no CadÚnico, terão o pagamento feito ao titular do benefício ou ao Responsável Legal dele.

Como as famílias são escolhidas para receber o auxílio?

Não é necessário realizar solicitação ou qualquer tipo de inscrição para receber o Vale-gás. As famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania, seguindo os requisitos estabelecidos pelo programa. Entre eles:

  • Registro do CadÚnico atualizado nos últimos dois anos; 
  • Famílias com menor renda per capita;
  • Grupos com maior quantidade de membros na família;
  • Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
  • Pessoas com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

O Governo Federal ressalta que seguir todos os critérios e requisitos estabelecidos não garante a entrada imediata no programa Vale-gás, pois a seleção das famílias é feita por um sistema informatizado e depende de quantas pessoas já foram atendidas no município, em relação à estimativa de famílias vulneráveis dessa localidade.

A meta do Governo Federal é que até 2023, todos que recebem o Auxílio Brasil também vão receber o Vale-gás. A cada dois meses, quando o benefício é pago, mais famílias serão contempladas. 

Quanto as famílias recebem com o auxílio?

O Vale-Gás corresponde a 50% do valor médio do botijão de 13kg de GLP no Brasil. Em abril, os beneficiários receberam R$51,00, mas esse valor é variável. No pagamento anterior a este, o Governo Federal pagou R$52,00 às famílias. 

A quantia é determinada com base em uma análise da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A ANP publica até o décimo dia útil do mês as médias nacionais semestrais do preço ao consumidor final do botijão, referentes aos seis meses anteriores. Esses valores têm como base o Sistema de Levantamento de Preços da Agência. 

Calendário de pagamentos do Vale-gás em junho

O calendário de pagamentos do Vale-gás é o mesmo do que o do Auxílio Brasil. A única diferença é que o dinheiro para a compra do botijão de gás de cozinha é pago a cada dois meses. Veja o calendário de junho:

  • NIS final 1: 17 de junho;
  • NIS final 2: 20 de junho;
  • NIS final 3: 21 de junho;
  • NIS final 4: 22 de junho;
  • NIS final 5: 23 de junho;
  • NIS final 6: 24 de junho;
  • NIS final 7: 27 de junho;
  • NIS final 8: 28 de junho;
  • NIS final 9: 29 de junho;
  • NIS final 0: 30 de junho. 

 

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!