CNH Social DF: Detran prorroga inscrições para 6 de junho; veja como fazer

Felipe Matozo

25/05/2022

Nesta terça-feira (24/05), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições no programa CNH Social.

Com isso, o prazo que venceria hoje (25) se estende até o dia 6 de junho, para que mais pessoas possam se inscrever no programa. Segundo o Detran-DF, 24.752 já se inscreveram para concorrer a uma das vagas da CNH Social 2022.

O programa permite que pessoas de baixa renda do Distrito Federal possam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou atualizar o documento sem custos.

Como funciona a CNH Social DF?

CNH Social DF: Detran prorroga inscrições para 6 de junho; veja como fazer

Detran-DF prorroga até junho o prazo para inscrições na CNH Social 2022. Foto: Jhonatan Vieira/Sejus DF

Os participantes da CNH Social, também conhecida como Habilitação Social DF, podem tirar a carteira de motorista, renovar o documento, trocar para a versão definitiva, adicionar ou alterar alguma categoria de forma gratuita.

Ao todo, o Detran-DF irá disponibilizar 5.000 vagas para o programa neste ano. Mas para ter acesso é preciso ter cadastro CadÚnico e morar no Distrito Federal há pelo menos dois anos.

Além disso, o participante não pode estar impedido de possuir a CNH, nem ter sofrido penalidades decorrentes de infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses.

Mas cabe destacar que entre as 5.000 vagas disponíveis, 1.500 são destinadas à modalidade Estudante Habilitado e 3.500 para a modalidade Cidadão Habilitado.

Para entender como funciona cada modalidade e quantas vagas serão destinadas para cada serviço, confira nosso texto explicando sobre estas questões.

Como se inscrever?

Quem quiser aproveitar o prazo extra para se candidatar a uma das vagas da CNH Social deve se inscrever por meio do Portal de Serviços do Detran-DF.

Após acessar o site do órgão, basta clicar sobre o quadro “Carteira de Habilitação Social (CNH Social) para iniciar a inscrição.

Na página seguinte, o candidato deve selecionar a opção “Área do Cidadão” e depois informar a modalidade do programa na qual deseja participar: Cidadão Habilitado ou Estudante Habilitado. Em seguida, é só informar os dados solicitados em cada etapa da inscrição até concluir o procedimento.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.