Dia dos Namorados 2022: 3 dicas pra faturar mais nos negócios
Neste Dia dos Namorados 2022, aposte as redes sociais, procure diversificar as formas de pagamento e acompanhe as métricas do seu negócio
As pesquisas sobre o Dia dos Namorados 2022 indicam otimismo com relação às vendas neste ano. Um levantamento feito pela empresa NielsenIQ, realizado com mais de três mil pessoas, indica que os brasileiros pretendem gastar 74% a mais no presente para essa data, na comparação com 2021. O ticket médio deve passar de R$276 para R$481.
Esse aumento, contudo, não está somente relacionado à vontade de investir em produtos mais caros, mas principalmente no cenário econômico que o Brasil vivencia, com a alta dos preços de forma geral, por conta da inflação.
Claro que podemos apontar a retomada da economia brasileira e a confiança das pessoas em comprar presentes mais caros, mas a pressão inflacionária tem parcela muito grande nisso. O poder de compra fica menor. Na prática, o que você comprava há um ano, você não consegue comprar atualmente”, explica o head da NielsenIQ, Marcelo Osanai.
Por esse motivo, as empresas devem apostar em estratégias assertivas para faturarem mais no Dia dos Namorados 2022. O No Detalhe traz um guia para os empreendedores, com sugestões de como conquistar clientes e chamar a atenção para o seu negócio em um ambiente altamente competitivo.
Quem deve comprar mais no Dia dos Namorados 2022?
Neste ano, de acordo com a pesquisa da NielsenIQ, seis em cada dez pessoas que vão comprar presentes no Dia dos Namorados são do sexo masculino. A faixa etária principal vai de 35 a 49 anos.
As pessoas que recebem salários de R$ 4 mil a R$ 11 mil representam 31,5% do total dos consumidores que vão fazer compras nessa data. Em seguida, aparecem as pessoas que recebem entre R$ 2,2 mil e R$ 4,4 mil.
Os produtos que mais devem ser vendidos são itens de vestuário, produtos de estética e bebidas alcoólicas.
Dicas para faturar mais no Dia dos Namorados 2022
Ainda dá tempo de criar uma boa estratégia para fomentar o faturamento no Dia dos Namorados 2022. Antes de mais nada, é interessante conhecer o público-alvo. Verificar se a maioria dos clientes atingidos são homens ou mulheres, de qual idade, classe social, quais são os hábitos de consumo e quanto está disposto a gastar.
Em seguida, é possível aplicar algumas dicas de ouro. Veja quais são elas:
Aposte nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas úteis para os empreendedores. Com elas, é possível divulgar gratuitamente o produto, fazer vendas e conversar com os clientes. O melhor é identificar qual plataforma está mais relacionada com o público da empresa, mas não esqueça de nenhuma delas: Instagram, Facebook e, principalmente o TikTok devem ser abrangidas no plano.
Em poucos segundos, um produto é capaz de viralizar no TikTok, ganhando milhões de visualizações, além de ser compartilhado em outras redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp. O Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para fazer divulgações via Tik Tok e muitos consumidores estarão em busca de tendências e ideias para surpreender seus parceiros, das mais simples às mais sofisticadas. Basta o lojista construir suas estratégias de acordo com o público-alvo e suas preferências e necessidades”, explica Paulo Pereira, CEO da Desbrava, uma startup que une Inteligência Artificial ao Data Digital Marketing.
Ao utilizar essa estratégia, o importante é estar ligado em todas as redes e ser ativo nelas. Não adianta postar no TikTok e não responder as mensagens por WhatsApp. Faça um esforço extra perto da data e abuse da agilidade!
Ofereça múltiplas formas de pagamento
Hoje em dia, existem várias formas de pagamento que são usadas pelos consumidores. Não deixe de verificar quais são vantajosas para o seu negócio. O PIX, por exemplo, é imprescindível, mas existem tantas outras como PicPay, cartão de crédito ou débito.
Neste caso, vale buscar maneiras de facilitar a compra do consumidor para que ele escolha e pague os produtos rapidamente.
Acompanhe os resultados
Antes, durante e após o Dia dos Namorados 2022 acompanhe as métricas relacionadas ao seu negócio: número de clicks no site, interações nas redes sociais, vendas…Tudo isso é importante para que o empreendedor consiga verificar quais produtos são mais procurados e quais itens podem participar de promoções, para que os estoques não fiquem parados.