Estes são os principais erros de quem está começando a investir — e devem ser evitados a todo custo!
Confira alguns dos principais erros cometidos por quem está começando a investir e veja o que os especialistas sugerem nestas situações.
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm se interessado por investir no mercado financeiro, mas os investidores iniciantes ficam sujeitos a alguns erros comuns.
Afinal, este segmento ainda é uma novidade para muitas pessoas, já que o “investimento” mais conhecido dos brasileiros sempre foi a caderneta de poupança, que recentemente vem gerando perdas para quem deixa seu dinheiro aplicado.
Por isso, se você está querendo trocar a poupança por algum investimento que realmente faça o dinheiro render, veja a seguir alguns erros que você deve evitar ao começar a investir.
1 – Não conhecer sobre investimentos
A primeira coisa que um novo investidor deve fazer é saber qual é o seu perfil, ou seja, se quer lucros altos, resultados mais garantidos, qual seu “nível de pressa”, e assim por diante.
Sendo assim, é fundamental estudar sobre investimentos para saber onde investir, conforme suas necessidades e interesses. Com isso, o novo investidor evita decepções e dores de cabeça, e também pode encontrar a modalidade com retorno mais vantajoso para o seu caso.
2 – Achar que investir é o mesmo que apostar leva a erros
Especialistas recomendam que novos investidores evitem o termo “aposta”, pois investir requer cuidados, conhecimento e preparo para evitar riscos.
Por isso, é muito importante desconfiar de ofertas milagrosas, pois não existe milagre no mercado de investimentos. Ao comprar a ação de uma empresa, por exemplo, é bom ter em mente que é muito raro ter lucro alto em um curto espaço de tempo.
3 – Ter pressa ao investir pode causar erros
Falando na improbabilidade de lucros altos em pouco tempo, especialistas destacam que a pressa é inimiga do lucro, principalmente no mercado de renda variável.
Por isso, é importante ter paciência para não se afobar e acabar enfrentando perdas ao tentar acelerar os resultados.
4 – Investir tudo uma uma só aplicação
Tanto no mercado de ações quanto nas outras alternativas de investimento, é necessário diversificar. Ou seja, aplicar as economias em diferentes modalidades.
Dessa forma, o investidor pode criar uma carteira de investimento sólida, segura e que busca as maiores rentabilidades.
Veja também: Alta da Selic – Poupança ou CDB? Em qual vale mais a pena investir?