Essas 5 músicas falam sobre política; conheça quais são e não passe vergonha na internet
Confira cinco músicas nacionais e internacionais que falam sobre política para não reclamar do "artista errado" nas redes sociais.
Nos últimos dias, a banda estadunidense Rage Against The Machine, conhecida por suas músicas e posicionamentos anti-imperialistas, virou notícia após pessoas reclamarem na internet sobre o fato de os músicos falarem sobre política durante os shows.
Nas redes sociais, enquanto muitas pessoas se divertiam com a “descoberta” destes fãs, a modelo e apresentadora Ellen Jabour também virou alvo de comentários irônicos após reclamar de manifestações políticas no show de Roger Waters no Brasil em 2018.
Em resposta, usuários lembraram os conteúdos políticos de músicas clássicas do Pink Floyd, banda da qual Waters fazia parte. Aproveitando esta onda, confira cinco músicas que falam sobre política para não “reclamar do artista errado” nas redes sociais.
1 – Another Brick in The Wall
Começando pelo próprio Pink Floyd, vale destacar um dos maiores clássicos da banda britânica. Lançada em 1979, “Another Brick in The Wall” traz uma crítica ao sistema educacional do Reino Unido.
Além disso, o próprio Roger Waters já destacou em entrevista que a música fala sobre tentativas da juventude de se expressar e as repreensões que sofrem por isso.
2 – Killing in The Name
Passando agora para o Rage Against The Machine, banda que “deu origem” às discussões sobre música e política, qualquer canção poderia entrar para a lista, mas destacamos justamente o maior sucesso dos californianos.
Basicamente, “Killing in The Name” é uma música de protesto contra a brutalidade policial, abuso de poder e organizações racistas dos Estados Unidos. Só isso.
3 – They Don’t Care About Us
Pois é, até mesmo o “Rei do Pop” entra para a lista de músicas com tom político. Em “They Don’t Care About Us”, Michael Jackson fala sobre problemas sociais, abordando questões como o descaso das autoridades com os menos favorecidos, o domínio da pobreza e a violência.
4 – Brasil
Na rica música brasileira, o que não falta são exemplos de canções sobre política. Em “Brasil”, um dos maiores sucessos de Cazuza, o poeta trata de questões como corrupção, desigualdade financeira e injustiças sociais.
E vale lembrar o contexto histórico da música, escrita em 1988, quando o país saía de uma ditadura militar e vivia um processo de redemocratização.
5 – Mosca na Sopa
Por fim, um clássico de Raul Seixas que driblou a censura em plena ditadura militar. A “Mosca na Sopa” representa um incômodo, uma espécie de resistência à opressão dos militares que está sempre ali, rondando, perturbando o sono.
Nesse caso, também podemos entender a mosca na sopa como os próprios artistas da época, que seguiam contestando o regime mesmo durante os “anos de chumbo”.
VEJA TAMBÉM: As 5 mentiras contadas por Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas (rebatidas pelo TSE); a 3° é surreal