Gosta de viajar? Então MUITO CUIDADO com o novo golpe do momento

Novo golpe do momento envolve reclamações sobre passagens aéreas. Se você viaja com frequência ou tem viagem marcada, é preciso cuidado...


Tem crescido o número de relatos sobre um golpe envolvendo passagens aéreas e reclamações no portal Reclame Aqui.

Se você viaja com frequência, ou não com tanta frequência assim, mas tem uma viagem de avião marcada, é importante conhecer o novo golpe do momento para evitar ter a sua experiência completamente arruinada por este golpe.

Continue lendo esta matéria do No Detalhe e saiba como funciona esse novo golpe de passagens aéreas.

Novo golpe de passagens aéreas

Funciona da seguinte maneira: o cliente tem algum problema relacionado à compra de passagens aéreas e faz uma denúncia no Reclame Aqui, solicitando a solução do problema. O golpista, por sua vez, se aproveita dessa situação e entra em contato com a vítima para aplicar um golpe.

O contato é feito geralmente por e-mail ou WhatsApp. O golpista se passa por um suposto funcionário da companhia aérea e explica que, para que a passagem seja liberada normalmente, o cliente precisará escanear um QR Code e efetuar um pagamento via Pix.

Depois que a transferência é feita, o golpista simplesmente desaparece, e o consumidor fica no prejuízo. Geralmente, ele abre mais uma reclamação no Reclame Aqui, dessa vez sobre a não-liberação da passagem mesmo depois do pagamento via QR Code.

Porém, pelo fato de o contato ter sido feito por um golpista, não por um representante oficial da companhia aérea, as chances de o consumidor reaver seu dinheiro são baixas, especialmente pelo fato de o golpe envolver o Pix, transferência instantânea e de difícil rastreio.

Como evitar cair nesse golpe?

A principal maneira é: desconfiando de todas as mensagens que receber de possíveis gerentes, representantes comerciais, vendedores, empregadores etc. em seu WhatsApp.

Bancos, instituições financeiras, companhias aéreas, redes de varejo etc. possuem canais próprios de comunicação e muito dificilmente vão te abordar no WhatsApp ou por e-mail com números e endereços estranhos.

Além disso, evite ao máximo expor informações pessoais em denúncias e reclamações que fizer em portais como o Reclame Aqui, como números de telefone, endereços de e-mail, dados pessoais (CPF, RG) etc. É justamente dessa forma que os golpistas conseguem chegar até você.

Você também pode gostar de ler:
Cigarros eletrônicos agora são PROIBIDOS no Brasil

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.