O que significa INDEFERIDO no INSS? Fui aprovado ou não?
Entenda o que significa quando um pedido no INSS tem o resultado "indeferido" e saiba o que fazer nesta situação.
Seu pedido de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu como indeferido e você não sabe o que isso significa?
Então confira abaixo o significa dessa resposta do INSS e saiba o que fazer nesta situação.
O que significa pedido ‘indeferido’?
Quando o resultado de um pedido é “indeferido”, isso significa que ele foi negado pelo INSS. Enquanto isso, se o instituto aprova um pedido, a resposta aparece como “deferido”.
Mas a resposta negativa do INSS para um pedido de benefício não significa o fim do processo. Isso porque o segurado pode recorrer da decisão quando tem o seu pedido indeferido.
O que fazer se o pedido foi indeferido?
Se o seu pedido de benefício foi negado pelo INSS, há três caminhos possíveis para você seguir.
O primeiro e mais comum é entrar com um recurso administrativo. Mas, nesse caso, é preciso que o pedido de recurso seja encaminhado ao INSS em até 30 dias após a resposta negativa do instituto.
Para fazer um pedido de recurso para contestar o indeferimento, o cidadão pode ligar para o telefone 135, na central de atendimento do instituto, ou usar a plataforma “Meu INSS” e seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e clique para entrar com uma conta gov.br. Se ainda não tiver uma conta, crie uma nova com seu CPF;
- Em seguida, selecione a opção “Novo Pedido” e digite a palavra “recurso” no campo de busca;
- Depois disso, é só definir a opção desejada, ler o texto na tela e seguir as instruções recomendadas pelo sistema para concluir o seu pedido.
Além disso, é importante destacar que você precisa reunir os documentos que comprovem seu direito para fazer o pedido de recurso.
Nesse caso, a lista deve conter documentos de identificação, eventuais petições, simulação do tempo de contribuição e relação dos motivos de discordância da resposta negativa.
Outras alternativas
Além de entrar com recurso, o cidadão também fazer um novo pedido administrativo ou entrar com ação judicial.
No primeiro caso, o segurado faz um novo requerimento, como se estivesse desconsiderando o primeiro. Mas é necessário resolver as pendências apontadas pelo INSS no novo pedido, senão ele também poderá ser indeferido.
Já no caso da ação judicial, o processo pode levar mais tempo, até anos, pois o pedido é analisado na justiça comum. Porém, se o segurado conseguir o direito de receber o benefício na Justiça, ele pode ter acesso a valores retroativos.
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