Salário mínimo vai aumentar em 2023? Veja o que é VERDADE sobre reajuste pela inflação
Entenda a recente polêmica envolvendo o reajuste do salário mínimo e saiba se ela vai aumentar no próximo ano.
O salário mínimo virou motivo de polêmica nos últimos dias, após o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmar que o governo estuda desvincular o reajuste do piso nacional do índice de inflação.
Isso significa que o salário mínimo poderia deixar de ter um aumento seguindo a inflação do ano anterior, o que serve para repor a perda no poder de compra dos brasileiros.
A declaração de Guedes repercutiu mal e acabou virando alvo de críticas de opositores do governo Bolsonaro em plena reta final de campanha eleitoral. Afinal, a medida foi vista como um risco de aumento abaixo da inflação.
É verdade que o salário mínimo não vai aumentar em 2023?
O aumento do salário mínimo pela inflação do ano anterior é algo determinado pela Constituição. Por isso, o governo teria que aprovar uma PEC para mudar esta regra e desvincular o reajuste da inflação.
Confira também
Bolsonaro corta MAIS DA METADE do orçamento deste importante programa
Em relação à declaração do ministro Paulo Guedes, após a repercussão negativa de sua fala, ele afirmou que o governo realmente estuda esta medida. Porém, segundo Guedes, isso não significa que o aumento do salário mínimo ficaria abaixo da inflação.
Em entrevista coletiva na última quinta-feira (20/10), o ministro disse que o salário mínimo e as aposentadorias terão reajuste “pelo menos igual à inflação”. Ainda de acordo com Guedes, a medida pode permitir que o valor aumente até mesmo acima da inflação.
Propostas para o salário mínimo
Após as críticas à fala de Paulo Guedes, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) disse que vai aumentar o salário mínimo acima da inflação.
Porém, desde o início do seu governo, isso nunca foi feito. Pela proposta de Orçamento para 2023 que o governo já enviou ao Congresso, o salário mínimo deve completar 4 anos sem o chamado ganho real. Ou seja, sem aumento acima da inflação.
Além de Bolsonaro, o candidato e ex-presidente Lula (PT) também propõe aumentar o salário mínimo acima da inflação. A proposta do petista, no entanto, foi anunciada logo no início de sua campanha.
Lula propõe trazer de volta a política de valorização executada durante os governos do PT, quando o aumento do salário mínimo incluía a reposição da inflação mais um acréscimo conforme o crescimento do PIB.
VEJA TAMBÉM
Decisão de Bolsonaro vai custar R$ 6,4 bilhões aos cofres públicos; entenda a polêmica