Auxílio Gás vai continuar em 2023? Veja regras confirmadas, valores e mais
Quer saber se o Auxílio Gás continuará em 2023? Confira aqui no No Detalhe todas as informações sobre a novidade!
O Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás, é um programa de distribuição de renda criado no ano de 2001 pelo governo federal brasileiro feito para auxiliar os cidadãos a comprar o gás de cozinha utilizado nas residências.
Quem possui acesso ao Auxílio Gás?
O Auxílio Gás continuará em 2023, mantendo o mesmo valor de 100% do atual preço do botijão de gás de 13 kg, graças à Proposta da Emenda da Constituição (PEC). O pagamento começará a partir do dia 13 de fevereiro, com as pessoas podendo ter acesso ao auxílio a cada 2 meses.
Veja a seguir uma lista que contém as pessoas que podem ter acesso ao auxílio, e também veja como você pode saber se possui ou não acesso ao programa:
- Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e que possuem uma renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo;
- Famílias inscritas ou não no Cadastro Único que possuem pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que morem na mesma residência;
Para as famílias inscritas no Cadastro Único, o pagamento será realizado para o responsável pela família, dando preferência para a mulher, com ela devendo ser indicada no cadastro.
Já para as famílias que não estão inscritas no Cadastro Único, mas que possuem um membro familiar que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o pagamento será feito para a pessoa que recebe o benefício, ou então para o seu responsável.
Se você deseja saber se possui ou não acesso ao Auxílio Gás, basta discar o número 111 no seu telefone, ou então conferir pelo aplicativo Auxílio Brasil (para Android e iOS), ou então pelo aplicativo do Caixa Tem (também para Android e iOS). Caso você tenha dúvidas, disque o número 121 no seu telefone.
Como o cálculo do valor funciona?
Nesse ano, o valor do Auxílio Gás que as pessoas receberão é com base no valor total atual do botijão de gás de 13 kg, segundo as informações fornecidas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), enquanto em 2021 o valor do benefício correspondia a somente 50% do valor do botijão.
A alteração do valor para 100% do preço do botijão de gás foi por causa da aprovação do PEC de Transição (Proposta de Emenda à Constituição), que garantia uma quantidade maior de recursos para vários programas do governo, como o próprio Auxílio Gás, além também de ter garantido um Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) de R$ 600 reais.
Além disso, caso você esteja com dúvidas, o aumento do valor do auxílio não aconteceu durante o governo do atual presidente Lula, mas sim durante o ex-governo de Jair Bolsonaro.
Regras de pagamento
As datas do pagamento variam conforme o número do NIS (Número de Inscrição Social) de cada pessoa. Para quem não sabe, o NIS funciona como uma forma do governo de identificar todas as pessoas que possuem acesso a algum tipo de benefício social.
O pagamento acontecerá de acordo com o calendário do Bolsa Família, com os dias de saque dependendo do último dígito do NIS de cada pessoa, continuando a ser 100% do valor total do botijão de gás.
Confira as datas do pagamento
Veja a seguir a data de pagamento do Auxílio Gás de 2023, e quando você poderá receber o auxílio. Vale destacar que o valor do auxílio não foi revelado ainda, embora é provável que não demore muito para que ele seja divulgado. Em dezembro de 2022, o valor total do auxílio foi de R$ 112, tendo atendido 5,9 milhões de brasileiros.
NIS terminados em 1
- Fevereiro: dia 13;
- Abril: dia 14;
- Junho: dia 19;
- Agosto: dia 18;
- Outubro: dia 18;
- Dezembro: dia 11.
NIS terminados em 2
- Fevereiro: dia 14
- Abril: dia 17
- Junho: dia 20
- Agosto: dia 21
- Outubro: dia 19
- Dezembro: dia 12
NIS terminado em 3
- Fevereiro: dia 15
- Abril: dia 18
- Junho: dia 21
- Agosto: dia 22
- Outubro: dia 23
- Dezembro: dia 23
NIS terminados em 4
- Fevereiro: dia 16
- Abril: dia 19
- Junho: dia 22
- Agosto: dia 23
- Outubro: dia 23
- Dezembro: dia 14
NIS terminados em 5
- Fevereiro: dia 17
- Abril: dia 20
- Junho: dia 23
- Agosto: dia 24
- Outubro: dia 24
- Dezembro: dia 15
NIS terminados em 6
- Fevereiro: dia 22
- Abril: dia 24
- Junho: dia 26
- Agosto: dia 25
- Outubro: dia 25
- Dezembro: dia 18
NIS terminados em 7
- Fevereiro: dia 23
- Abril: dia 25
- Junho: dia 27
- Agosto: dia 28
- Outubro: dia 26
- Dezembro: dia 19
NIS terminados em 8
- Fevereiro: dia 24
- Abril: dia 26
- Junho: dia 28
- Agosto: dia 29
- Outubro: dia 27
- Dezembro: dia 20
NIS terminados em 9
- Fevereiro: dia 27
- Abril: dia 27
- Junho: dia 29
- Agosto: dia 30
- Outubro: dia 30
- Dezembro: dia 21
NIS terminados em 0
- Fevereiro: dia 28
- Abril: dia 28
- Junho: dia 30
- Agosto: dia 31
- Outubro: dia 31
- Dezembro: dia 22