Como negociar dívidas com Cartão de Crédito: dicas e truques para quitar suas contas
Confira algumas dicas para negociar dívidas com a operadora do seu cartão de crédito e organizar seu orçamento.
Cartões de crédito facilitam muitas compras do dia a dia, mas também estão entre os maiores vilões do endividamento no Brasil. Por isso, confira a seguir algumas dicas para negociar dívidas do seu cartão.
Como negociar dívidas do cartão de crédito?
Muitas pessoas entram em dívidas com cartão de crédito que acabam virando verdadeiras bolas de neve, mas não sabem que é possível iniciar uma negociação para resolver o problema.
Com isso, o problema costuma levar a endividamentos e transtornos sem fim. Mas se você deseja quitar dívidas com cartão de crédito, confira dicas para resolver esta situação.
1 – Conheça o valor exato das dívidas do cartão de crédito
O primeiro passo para a negociação de dívidas com cartão de crédito é entrar em contato com a operado do cartão para solicitar o CET, o custo efetivo total da dívida.
Dessa forma, você saberá qual é o valor exato que está devendo. Caso você utilize mais de um cartão, faça isso com todos eles para saber se há outras contas em atraso.
2 – Saiba quanto você pode pagar por mês
Conhecendo o valor total da dívida, é necessário calcular quanto você pode comprometer do seu orçamento para quitá-la. É muito importante fazer isso antes de iniciar a negociação.
Para isso, uma dica é anotar todos os seus ganhos e gastos mensais em um caderno, uma planilha do Excel ou um aplicativo para finanças pessoais. Coloque tudo “na ponta do lápis” e calcule quanto você pode pagar por mês para quitar a dívida.
Nesse momento, aproveite para ver também o que você pode cortar de gastos. Afinal, endividamentos costumam estar ligados a gastos excessivos, e é possível que você precise eliminar algumas coisas para conseguir botar as finanças em dia.
3 – Entre em contato com a operadora do cartão de crédito para iniciar a negociação
Sabendo o tamanho da dívida e quanto você pode pagar, chegou a hora de negociar com a operadora do cartão de crédito.
Nesse momento, a operadora irá oferecer as condições para pagamento da dívida, mas a recomendação é avaliar a oferta com calma. Afinal, se fechar um acordo com condições que não são boas, você corre o risco de não dar conta e seguir endividado.
Se você achar que a oferta da operadora não cabe no seu bolso, tente entrar em contato novamente para renegociar a dívida com condições melhores.
4 – Fique atento a ‘feirões’ de renegociação de dívida
Caso as condições oferecidas pela operadora do cartão não sejam boas o suficiente, você pode procurar por feiras de renegociação de dívidas.
Isso porque este tipo de evento costuma oferecer grandes descontos para quitar dívidas com cartão de crédito e outros tipos de débitos.
Um feirão bastante conhecido é o Serasa Limpa Nome, que chega a ter descontos de mais de 90%, e por isso é uma das principais dicas para quem busca negociar dívidas com cartão de crédito.
Para utilizar este serviço, acesse o site do Serasa Limpa Nome e clique em “Consultar CPF” para saber se há alguma renegociação disponível. Se houver, você pode negociar a dívida no próprio site e gerar o boleto para pagamento em poucos minutos.
5 – Troque juros altos por uma dívida mais barata
Um dos principais motivos para o cartão de crédito deixar tanta gente endividada é o alto valor dos juros que são cobrados. Isso acontece principalmente no rotativo do cartão de crédito, que tem as maiores taxas de juro do mercado.
O crédito rotativo surge quando o cliente não paga o valor total da fatura até a data de vencimento. Isso faz os juros dispararem e tem contribuídos para o endividamento no Brasil atingir níveis recordes.
Por isso, uma das principais dicas para quem deseja quitar dívidas com cartão de crédito é trocá-las por uma dívida mais baixa. Isso porque as parcelas mensais podem comprometer uma fatia menor do orçamento.
Nesse caso, uma modalidade que merece atenção é o empréstimo consignado, pois este tipo de crédito tem juros mais baixos. Nesse caso, aproveite para conferir nossa lista com alguns dos melhores bancos para contratar Empréstimo Consignado em 2023.
Outro tipo de empréstimo com taxas de juros menores é o empréstimo com garantia. Mas nesse tipo de empréstimo é preciso ter cautela, pois em caso de endividamento você pode perder bens. Veja empréstimos com garantia de celular que até negativados podem contratar.