Como cultivar plantas em ambientes com ar-condicionado: dicas para manter a umidade e a saúde das plantas
Descubra como cultivar plantas em ambientes com ar-condicionado e aprenda a manter a umidade e a saúde das suas plantas. Confira nossas dicas para escolher as plantas certas e aprenda como cuidar delas para que elas prosperem em qualquer ambiente!
Nem todo mundo sabe, mas é perfeitamente possível criar plantas em locais com ar-condicionado. Só é preciso ter alguns cuidados e controles, para garantir que a planta vai conseguir se manter bem e saudável.
Veja também: Lírio da Paz: revelamos o local ideal para plantar em sua casa
E é até bom levar plantas para lugares climatizados, porque tem as regiões mais quentes podem acabar prejudicando o desenvolvimento dela.
Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo quais são as plantas que se desenvolvem bem em ambientes com ar-condicionado.
1) Antúrio
O antúrio é mais conhecido como uma planta tropical. Apesar disso, essa planta também se dá bem com lugares com temperaturas mais baixas. Por isso, ele acaba sendo uma das melhores opções de plantas para cuidar em meio a ar-condicionado.
Para manter o antúrio em local com ar-condicionado, é preciso fazer regas com intervalos maiores. Uma vez por semana já deve ser o suficiente, mas isso é algo que você vai controlando. O ideal é só evitar deixar o solo úmido demais, porque, se isso acontecer, as chances de ele apodrecer são bem altas.
Ainda tem que ter um controle da temperatura. O antúrio prefere temperaturas entre 20°C e 27°C. Se você colocar essa planta em temperaturas abaixo de 15º C, poderá prejudicar o desenvolvimento dela.
2) Begônia
Assim como o antúrio, a begônia é uma planta que se destaca por ser de clima tropical, preferindo temperaturas um pouco mais elevadas. Ainda assim, ela pode acabar preferindo locais que ofereçam umidade, ajudando em seu desenvolvimento.
Um dos fatos sobre a begônia é que ela não gosta de luz direta e que também precisa de um certo controle sobre a temperatura. Então ela pode se dar bem em ar-condicionado, desde que o ambiente não fique extremamente gelado.
Afinal de contas, lugares muito frios acabam se tornando propícios a fungos, bactérias e doenças de plantas. Sendo assim, nada de expor a begônia a temperaturas exageradamente baixas.
3) Crisântemo
O crisântemo já é um pouco diferente das plantas anteriores. Ele prefere o clima temperado, se dando bem com muita luz solar direta e ao mesmo tempo tolerando temperaturas mais baixas. Um ponto para os ambientes com ar-condicionado, é que essa planta precisa de água suficiente para manter o solo úmido. É justamente a umidade do ambiente climatizado que vai ajudar o crisântemo a crescer de um jeito bem saudável.
Durate o dia, o crisântemo vai preferir temperaturas entre 15°C e 21°C durante o dia. Já o período da noite, a preferência vai ser por temperaturas entre 10°C e 13°C à noite. É bom cuidar disso, para garantir que a planta vai crescer como deve.
Inclusive, evite expor o crisântemo a temperaturas abaixo de 5°C ou acima de 27°C, porque essas temperaturas já vão prejudicar o desenvolvimento dele. Se seguir isso, vai ver que sua planta ficará bem bonita.
4) Lírio da Paz
O lírio da paz é uma planta que gosta muito de umidade e precisa de umidade suficiente para se desenvolver de maneira saudável. Essa planta tem folhas brilhantes e flores brancas.
Em regiões mais quentes, pode ser uma boa ideia cuidar dessa planta em ambiente com ar-condicionado, já que ele vai poder oferecer a umidade de que a planta precisa. No geral, o lírio gosta de temperaturas mais baixas e sombra parcial. Mais um motivo para ela ir para onde tem ar-condicionado.
É bom fazer controle de pragas regularmente, porque o lírio é muito sensível a fungos, bactérias etc. Quando o ambiente tem ar-condicionado, é bom ficar sempre atento.
5) Orquídea
Essa é uma planta que precisa de temperaturas entre 15º e 27º C e no geral não gosta de mudanças abruptas de temperatura.
No geral, a ideia colocar a orquídea em ambiente com ar-condicionado é muito boa, porque esta planta precisa de luz indireta e de um ambiente úmido. Não é à toa que, assim como o lírio da paz, a orquídea se dá bem quando cultivada em um banheiro.
A orquídea tem a capacidade de se adaptar a temperaturas mais baixas. Sendo assim, elas tendem a se beneficiar em um ambiente com ar-condicionado. Para ajudar o desenvolvimento dela, você pode fazer a rega uma vez por semana (dependendo do estado do solo) e usar fertilizantes.