Significado de Abono Salarial: entenda o que é este benefício
Quer entender tudo sobre o significado de abono salarial? Então veja um guia rápido sobre o Abono PIS/Pasep. Confira agora mesmo!
Se você alguma vez já ouviu falar no abono salarial mas não tinha certeza sobre o significado deste benefício, este é o momento de entender definitivamente!
O abono salarial é um benefício essencial que fortalece a renda de muitos trabalhadores brasileiros. Neste guia, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este importante recurso. Vamos nessa?
[lwptoc]O que é o Abono Salarial?
Imagine um 14º salário caindo na sua conta… Essa é a sensação de quem recebe o abono salarial.
Também conhecido como PIS/Pasep, este é um benefício concedido pelo governo federal que visa complementar a renda do trabalhador de baixa renda, ou seja, aqueles que recebem até dois salários mínimos.
Além disso, o trabalhador também precisa atender a outros requisitos que nós explicamos melhor mais abaixo.
Qual o valor do Abono Salarial?
O abono salarial PIS/Pasep pode chegar a até um salário mínimo, dependendo da quantidade de meses que o trabalhador atuou com carteira assinada no ano-base.
Nesse caso, para ter direito a um salário mínimo, ele precisa ter trabalhado por 12 meses no ano-base. Mas para quem não fechou 12 meses de trabalho, o valor será proporcional.
Qual a diferença entre PIS e Pasep?
Agora você deve estar se perguntando: mas o que são PIS e Pasep, e qual a diferença entre eles? A sigla PIS significa Programa de Integração Social e Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
Em poucas palavras, o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é administrado pela Caixa Econômica Federal. Enquanto isso, o Pasep beneficia os servidores públicos e é administrado pelo Banco do Brasil.
Mas ambos têm o mesmo objetivo: garantir um adicional na renda de quem recebe até dois salários mínimos. Pronto, mistério resolvido!
Quem tem direito ao Abono Salarial PIS/Pasep?
Entender o significado de abono salarial não é o suficiente, certo? É necessário saber se você tem direito a ele.
Bom, para ter direito ao abono salarial, é preciso atender a alguns critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, que não é o mesmo ano de pagamento do Abono Salarial;
- Ter recebido média de até dois salários mínimos mensais;
- E ter suas informações atualizadas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Quando acontecem os pagamentos?
Os pagamentos do abono salarial normalmente ocorrem anualmente. Nos últimos anos, o calendário de pagamentos começou no primeiro semestre e seguiu até o início do segundo.
Em 2023, por exemplo, o calendário de pagamentos ficou entre fevereiro e julho. Para conhecer todas as datas de pagamento do Abono Salarial PIS/Pasep em 2023, confira nosso texto sobre o assunto.
No caso do PIS, os pagamentos sempre acontece de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Enquanto isso, no Pasep a data de pagamento varia conforme o último dígito do número de inscrição.
Como sacar o Abono Salarial?
Chegou a hora de receber o benefício? Então, preste atenção: os pagamentos do PIS estão acontecendo principalmente pelo Caixa Tem. Por isso, é provável que você precise ter uma versão atualizada do aplicativo para conseguir movimentar este dinheiro ou sacá-lo.
Se você tem o Cartão Cidadão e senha cadastrada, pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, Casas Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Mas se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação.
Enquanto isso, para o Pasep, o saque é feito nas agências do Banco do Brasil.
Entender o significado de abono salarial é fundamental para garantir que você esteja aproveitando todos os benefícios a que tem direito como trabalhador. E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o abono salarial? Deixe seu comentário!
Você também pode gostar de ler
Comprovante do PIS: como consultar e emitir rapidamente