Aliexpress é o primeiro site de compras internacionais a aceitar PIX

O Aliexpress, site de compras internacionais que trabalha com preços pequenos e atrativos na maioria dos seus produtos, tornou-se o primeiro e-commerce do exterior a aceitar pagamentos via PIX.

O site chinês liberou essa alternativa de pagamento para todos os brasileiros em agosto. Antes, os consumidores só conseguiam pagar utilizando cartão de débito ou crédito, com transferências bancárias ou boleto.

Publicidade

Publicidade

Segundo o Aliexpress, quem escolhia o pagamento por boleto fazia isso porque não tinha cartão. Portanto, a liberação do uso do PIX é uma alternativa para esse público, tendo maior praticidade na compra.

pix

Como fazer uma compra no Aliexpress pagando com o PIX

Interessado em realizar uma compra no Aliexpress pagando com PIX? É fácil utilizar essa alternativa! De acordo com o e-commerce chinês, é só usar seu celular para fazer a leitura de um QR Code ou copiar e colar a chave de transferência exibida na loja.

Antes de finalizar a transação, confirme os dados exibidos na tela do seu celular, verificando valores e se a transferência será feita para o destinatário correto. Então, informe sua senha para efetuar o pagamento.

Publicidade

Publicidade

Um detalhe importante: a compensação do PIX ocorre em até 10 segundos, o que é um diferencial em relação ao pagamento por boleto, que possui um prazo de até três dias. Por isso, pagar por PIX acelera o envio do produto, podendo chegar ao consumidor em um prazo menor.

Vantagens de usar o PIX para pagamento de compras online

A compra online utilizando o PIX como forma de pagamento possui vantagens especiais para o consumidor. Confira, a seguir, quais são as principais que se tem ao utilizá-lo:

Funcionamento 24 horas

O PIX tem funcionamento 24 horas, ou seja, dá para fazer pagamentos e transferências a qualquer momento do dia, inclusive em finais de semana, garantindo muito mais praticidade para o consumidor.

Compensação rápida

A compensação do pagamento / transferência ocorre em até 10 segundos, diferente do que acontece com o TED, DOC ou boleto. No caso do TED e DOC, por exemplo, pode ocorrer a partir de um dia útil, dependendo do horário em que a transação foi feita.

Se optar pelo pagamento com boleto, a compensação pode ser feita em até três dias úteis. Por isso, o PIX é a melhor alternativa para quem tem pressa em receber o produto.

Praticidade no pagamento

Para pagar com PIX, você não precisa de mais nada além do seu celular e acesso à internet. O serviço está dentro do aplicativo do banco em que possui conta, basta fazer login no app, selecionar o PIX e seguir as orientações dadas para utilizar o serviço.

Publicidade

Publicidade

Existem três formas de fazer o PIX, sendo uma delas por leitura do QR Code gerado pelo recebedor ou loja. Outra forma é pelo uso da chave PIX do estabelecimento ou recebedor, o que é muito mais prático do que informar dados como banco, CPF, nome completo, número de agência e conta, como se faz com transferências tradicionais.

Há, ainda, a possibilidade de informar dados pessoais do recebedor, como em uma transferência tradicional, mas é preciso ter em mãos todas essas informações para conseguir utilizar o serviço.

Zero taxa para pessoa física

O consumidor ainda conta com a vantagem de não pagar taxas para usar o PIX, que é gratuito para pessoas físicas. Em transferências por TED e DOC, por exemplo, os bancos costumam cobrar taxas.

Segurança

As transações feitas por PIX são realizadas com autenticação e criptografia, logo, são seguras. Além disso, o Banco Central garante o sigilo bancário de todos os consumidores, de acordo com a lei complementar 105 e Lei Geral de Proteção de Dados.

Desburocratização

Publicidade

O novo serviço de transferência e pagamentos é desburocratizado, uma vez que não tem intermediários. Na prática, isso significa que o valor sai da conta do consumidor diretamente para a do recebedor, de forma rápida.

Publicidade

Como usar o PIX?

O uso do PIX é via aplicativo do banco em que possui conta, basta acessar o serviço no menu de pagamentos ou transferências. Caso tenha interesse em receber dinheiro utilizando essa modalidade, existe a possibilidade de criar uma chave PIX.

Essa chave pode ser seu e-mail, número de celular e CPF, que devem ser cadastrados no aplicativo da instituição financeira, processo que é feito gratuitamente.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário