Aprenda a descobrir o número do RG pelo CPF
Confira aqui No Detalhe a melhor forma de descobrir o número do RG pelo CPF.
Atualmente, é oferecido para o cidadão diversas formas para acessar seus dados pessoais pela internet. Elas são criadas para facilitar e unificar o processo sem maiores burocracias.
Como resultado dessa unificação, é possível descobrir o número do RG pelo CPF. Para isso, basta acessar o portal do INSS, serviço disponibilizado de forma 100% online. A seguir, veja como realizar este processo.
É possível encontrar o número do RG pelo CPF?
O cidadão é capaz de encontrar o número do seu RG apenas pelo número do CPF, para realização do processo, a pessoa precisará ter em mãos os dados que são pedidos nas plataformas do Governo, como CPF e senha. Em seguida, acessar o portal Meu INSS, disponível pelo navegador e aplicativos de aparelhos Android ou iOs. Agora siga os passos:
- Abra o Meu INSS e vá para parte de ‘’Meu Cadastro’’. Se for por meio de um computador ela estará visível no menu superior, pelo celular o acesso será pela aba a esquerda.
- A página apresentará os dados do usuário no sistema do governo. Para encontrar os dados de identidade acesse o botão que indica ”Documentação”
Siga os passos corretamente pois, só assim, será possível descobrir a numeração do seu RG com o número do CPF. O site é disponibilizado pelo Governo Federal, por isso não há riscos ao digitar seus dados. O portal foi criado no ano de 2017 com o intuito de facilitar a vida dos beneficiários.
Como usar o portal do INSS?
O primeiro passo para utilização do portal INSS é a realização do breve cadastro. Ele poderá ser feito através de qualquer plataforma, como a página do portal web, por aplicativos de celular e até mesmo por sites de instituições financeiras como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, entre outros.
Será necessário informar dados como o nome completo, CPF, data e estado de nascimento, estado civil atual, nome da mãe, e-mail e número ativo de telefone. O usuário também passará por algumas perguntas no processo de confirmação da identidade. Tenha em mãos a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Vale ressaltar, que em caso de erros nesse processo, será preciso aguardar o período de 24 horas para realizar um novo cadastro.
Ao final do questionário, o usuário receberá uma senha temporária. Ela deverá ser mudada no primeiro acesso à plataforma.
A entrada no portal dará acesso ao cidadão de seus dados, informações, histórico de crédito de benefício, declaração de benefício, regularidade do contribuinte individual e consulta de revisão de benefício.
Também é possível que o usuário consiga realizar agendamentos de requerimentos como: seguro desemprego, apuração de irregularidades, extratos e comprovantes, entre outros.