Auxílio BPC de R$ 550 começará a ser pago em outubro: você tem direito?
O novo auxílio BPC, também chamado de auxílio-inclusão, começa a ser pago em 1º de outubro. Aqui, informamos como funciona o benefício, quem tem direito a ele e como solicitá-lo. Confira!
O que é o novo auxílio BPC?
Trata-se do auxílio-inclusão, que entra em vigor em 1º de outubro. O governo pagará esse benefício para a pessoa com deficiência que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e conseguiu um emprego com carteira assinada.
O valor do novo auxílio é de 50% do BPC, que atualmente é de um salário mínimo. Considerando o salário mínimo de 2021, o valor pago pelo governo no auxílio é de R$ 550,00.
Quem tem direito ao auxílio BPC de R$ 550?
Para ter direito ao auxílio BPC de R$ 550,00, o candidato ao benefício precisa cumprir requisitos estabelecidos pelo governo. Confira quais são eles:
- Ser pessoa com deficiência moderada ou grave;
- Ter recebido o BPC até cinco anos antes de começar a trabalhar com registro em carteira;
- Possuir remuneração mensal limitada a dois salários-mínimos;
- Enquadrar-se como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social ou como filiado ao regime próprio de previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios;
- Possuir inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) no momento da solicitação do benefício;
- Ter inscrição regular no CPF;
- Atender critérios de manutenção do benefício de prestação continuada e de renda familiar mensal por pessoa.
Um detalhe importante: o auxílio-inclusão é cumulativo com o pagamento de outros benefícios, como o BPC, aposentadoria, pensões e seguro-desemprego. Portanto, se já receber algum deles não conseguirá o novo auxílio BPC.
Mudanças no auxílio BPC começam a valer
Além do auxílio-inclusão, também entram em vigor a partir de 1º de outubro outras mudanças previstas para o BPC. Confira, a seguir, quais são essas alterações:
Renda
A renda de novos beneficiários do BPC precisa ser de um quarto do salário mínimo. Mas, pode chegar à metade do salário mínimo em casos excepcionais, de acordo com a vulnerabilidade do grupo familiar.
Para estabelecer o nível de vulnerabilidade, o INSS fará uma análise considerando o grau da deficiência do solicitante, a dependência de outras pessoas para atividades básicas e o comprometimento do orçamento com consultas, remédios, entre outros gastos não ofertados pelo governo.
Obrigatoriedade de perícia médica e avaliação social
A perícia médica e avaliação social agora são obrigatórias. Posteriormente, haverá mais um procedimento obrigatório para concessão do benefício, a avaliação biopsicossocial.
O que acontece com o antigo BPC?
Quando o beneficiário começa a receber o auxílio-inclusão no valor de R$ 550,00, o BPC de um salário-mínimo é automaticamente cancelado porque o solicitante está trabalhando.
Quem tem mais de uma pessoa recebendo BPC na família não precisa se preocupar: há a possibilidade de manter o benefício de ambos, sem ter uma queda na renda mensal.
Mas, o novo auxílio BPC não pode ser pago com outros benefícios sociais, previdenciários e/ou trabalhistas. Caso fique desempregado, o beneficiário não receberá mais o auxílio-inclusão, mas estará apto a voltar ao BPC de um salário-mínimo.
O que leva ao cancelamento do benefício?
O auxílio-inclusão pode ser cancelado se o beneficiário deixar de cumprir os requisitos do programa, especialmente no que se refere à renda. Além disso, o benefício pode ser suspenso se o beneficiário ficar desempregado.
Como fazer a inscrição para receber o Auxílio BPC no Meu INSS
A inscrição para receber o BPC de um salário-mínimo ou auxílio-inclusão pode ser feita em três canais: pessoalmente numa agência do INSS, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ou site Meu INSS. Abaixo, indicamos como fazer o pedido online:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “continuar”;
- Digite sua senha e clique em “entrar”;
- Na página inicial, selecione “agendamentos / solicitações”;
- Clique em “novo requerimento”;
- Selecione “benefícios assistenciais”;
- Clique na opção que corresponde ao seu perfil;
- Revise e atualize seus dados de contato;
- Forneça os dados solicitados;
- Finalize o pedido.
Para realizar o pedido online, é preciso ter cadastro no portal gov.br. Caso não tenha, faça o seu diretamente no portal ou no Meu INSS, na página inicial da plataforma de serviços.