Auxílio Brasil de Outubro antecipado? O que há por trás dessa manobra do governo?
Entenda por que o governo federal resolveu antecipar os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de outubro de 2022. O que está por trás?
No começo dessa semana, o governo federal anunciou a antecipação dos pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de outubro, mas a decisão não foi bem-vista por muita gente, que apontou possíveis segundas intenções por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e aparece atrás de Lula na corrida.
A seguir, você descobre os detalhes dessa antecipação dos pagamentos de outubro do Auxílio Brasil e entende os motivos por trás dessa manobra do governo federal.
Por que o governo antecipou o pagamento do Auxílio Brasil?
Não é por acaso que o governo resolveu antecipar novamente o pagamento do Auxílio Brasil, e justamente neste mês de outubro: a ideia é pagar o benefício antes do 2º turno das eleições, que acontece no dia 30 de outubro.
Aproveite e confira também:
Cartão do Auxílio Brasil não chegou? Entenda como fazer para receber o seu
Como ficou atrás no primeiro turno das eleições, com 43,20% dos votos, contra 48,43% de Lula (PT), Bolsonaro espera aumentar sua popularidade entre as famílias que recebem o benefício, compostas por pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. Ou seja, há uma intenção eleitoreira por trás da manobra do governo, que espera conseguir votos com a antecipação.
Bolsonaro até mesmo já prometeu pagar o Auxílio Brasil de R$ 600 de forma permanente, mas os gastos com a medida não estão previstos no orçamento declarado pelo governo para 2023, o que tem feito ele buscar outras estratégias, como a de eventualmente taxar dividendos, como afirmou ter conversado sobre com Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara.
Quando começam os pagamentos de outubro?
Com a antecipação, o Auxílio Brasil será pago em outubro uma semana antes do previsto. Em vez de começar no dia 18, o pagamento começará já no dia 11 de outubro, próxima segunda-feira.
O calendário ficou da seguinte forma (lembrando que o auxílio é pago de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social do beneficiário):
- NIS Final 1 – 11/10
- Final 2 – 13/10
- Final 3 – 14/10
- 4 – 17/10
- 5 – 18/10
- 6 – 19/10
- 7 – 20/10
- 8 – 21/10
- 9 – 24/10
- 10 – 25/10
Lembrando que o Auxílio Brasil não é pago em feriados nem fins de semana, por isso a pausa no dia 12 (Dia das Crianças) e nos dias 15, 16, 22 e 23 de outubro.
Além disso, neste mês de outubro o governo paga também as parcelas do Vale-Gás, seguindo o mesmo calendário acima.
500 mil famílias vão passar a receber em outubro
Como já noticiamos aqui no No Detalhe, ao menos 500 mil famílias vão ser incluídas ao Auxílio Brasil neste mês de outubro. Para consultar se a sua faz parte das novas beneficiárias, clique aqui para ter acesso a um passo a passo.
Você também pode gostar de ler:
Já posso solicitar o Empréstimo do Auxílio Brasil? Entenda…