Você pode solicitar AUXÍLIO-DOENÇA sem passar por perícia médica do INSS
Veja aqui como solicitar seu Auxílio-incapacidade, também chamado "Auxílio Doença", pela internet, sem passar por uma perícia médica do INSS!
O chamado “Auxílio Doença“, ou “Auxílio-incapacidade” como tem sido chamado hoje, um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é pago a pessoas que tenham alguma incapacidade temporária, agora pode ser aprovado sem a necessidade de uma perícia médica presencial.
Antes da mudança, o interessado precisava passar por uma perícia médica, presencialmente, para comprovar a inaptidão temporária e passar a receber o Auxílio-Doença. A partir de agora, é possível fazer a solicitação e ter o pedido aprovado sem nem ao menos sair de casa!
Continue lendo esta matéria do No Detalhe e entenda melhor como funciona essa novidade.
Auxílio-doença do INSS sem perícia médica
Precisa do Auxílio-doença, mas não quer precisar passar por uma perícia médica do INSS? É possível solicitar diretamente de casa em alguns casos, como veremos a seguir.
Essa solicitação especial é feita através do aplicativo ou do site Meu INSS e consiste no cadastramento dos laudos e dos atestados médicos que comprovem a sua situação atual.
O INSS fará apenas uma análise desses documentos anexados e decidirá se libera ou não o Auxílio-doença para o seu caso.
Essa mudança entrou em vigor no dia 27 de julho e vale tanto para novos pedidos quanto pedidos que já haviam sido feitos no passado e que já estavam com perícias agendadas. Porém, quem já estava esperando pela análise precisa garantir que o atestado ou lado não seja superior a 30 dias caso opte pela análise documental via Meu INSS.
Quem pode fazer essa solicitação especial?
Só é possível conseguir o recebimento do Auxílio-incapacidade dessa forma quando o afastamento NÃO tem relação com um acidente de trabalho. Além disso, é preciso que o afastamento tenha o prazo máximo de 90 dias.
Caso a sua incapacidade tenha sido causada por um acidente de trabalho ou você precise de mais de 90 dias de afastamento, você não poderá fazer a solicitação pela internet. Nesse caso, você ainda precisará agendar uma perícia médica presencial.
Quais documentos preciso enviar?
Alguns dos documentos necessários para a solicitação do Auxílio-doença através do Meu INSS são os seguintes:
- RG
- Atestado ou lado médico
O atestado/laudo médico precisa conter as seguintes informações, legíveis e sem rasuras: nome completo, data de emissão, informações sobre a doença, assinatura e carimbo do profissional e data de início e de término do afastamento.
Como solicitar Auxílio-doença sem perícia médica?
Basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e entre com sua conta (caso o site não abra, tenha paciência, pois ele tem tido bastante instabilidades);
- Clique em “Agendar Perícia” e em seguida em “Perícia Inicial”;
- Leias as exigências relacionadas às documentações e, caso esteja de acordo, aperte em “sim” e depois em “continuar”:
- Escolha o motivo da solicitação, marcando se a incapacidade é causada por acidente de trabalho ou não (lembrando que, caso seja, a perícia deverá ser feita presencialmente);
- Responda todas as questões feitas pelo INSS e informe seus dados, documentos e meios de contato;
- Ao final do formulário, anexe todos os documentos que comprovem sua situação;
- Informe o seu CEP e escolha a agência do INSS mais próxima de sua residência, apertando em “avançar” logo em seguida;
- Escolha a instituição na qual você deseja receber o pagamento do Auxílio-doença caso aprovado e finalize sua solicitação.
Você também pode gostar de ler:
Candidato promete BOLSA FAMÍLIA DE R$ 600 e volta de benefícios; entenda