Saque do FGTS com CPF de terceiros: Como evitar que criminosos cometam esse golpe?

223 milhões de CPFs a venda. Esse foi o resultado do vazamento de dados na internet, que aconteceu em janeiro deste ano. Com essas informações disponíveis, criminosos praticam golpes e conseguem fazer o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)  na Caixa Econômica Federal.

Os golpistas baixam o aplicativo Caixa Tem, informam o CPF da vítima e criam um e-mail falso para o cadastro. A pessoa que sofreu o golpe só percebeu que passou por essa situação quando faz a tentativa de se cadastrar no app e é informada que ela já se registrou.

Publicidade

Publicidade

Por esse motivo é interessante se registrar e monitorar os valores que são depositados automaticamente do FGTS.

O que fazer em caso de golpe?

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.

Em caso de golpe é necessário registrar um boletim de ocorrência junto a Polícia Civil e entrar em contato com a Caixa Econômica Federal por meio dos seguintes canais de atendimento ao cliente: Agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 0104. O prazo de resposta varia de 10 dias a um mês.

Mas atenção: em outubro de 2020 a instituição financeira não estava ressarcindo as vítimas de golpe, de acordo com o jornal Estado de Minas. A Caixa enviada uma mensagem padrão aos clientes: “…Informamos que o processo em questão foi finalizado, não indicando ressarcimento ao cliente. (….) Esclarecemos que a conclusão acima decorre da aplicação de critérios técnicos de análise de transações financeiras eletrônicas, que são restritos às áreas de segurança da Caixa e à Polícia Federal, devido ao sigilo desses critérios e para resguardar o sistema bancário”.

Publicidade

Publicidade

Neste ano, a Caixa enviou outra nota de resposta para o Portal G1: “A Caixa realiza, de forma estratégica e preventiva, monitoramento de casos suspeitos e bloqueia contas com indícios de fraude ou com inconsistências cadastrais para a verificação de informações”.

Como não cair em golpes?

Essas dicas valem para o golpe do FGTS, mas também para outros que podem acontecer.

Com a internet, golpistas aproveitam a falta de atenção dos usuários para roubar dados. Por isso, nunca clique em links estranhos, não preencha formulários que não sejam de fontes extremamente confiáveis, não informe os seus dados pessoais para qualquer pessoa, use os canais oficiais de empresas e instituições.

Se possível, também utiliza um sistema de antivírus e  sempre use o bom senso. Não acredite em propostas milagrosas ou imperdíveis.

Como funciona o FGTS?

O FGTS é um benefício criado para proteger o trabalhador com contrato de trabalho que foi demitido sem justa causa.  Todos os meses os empregadores depositam 8% do valor do salário de cada funcionário em contas abertas da Caixa Econômica Federal.  De uma forma geral, o FGTS é o total desses valores que são depositados.

Pessoas que têm direito ao FGTS:

  • Trabalhador com contrato de trabalho formal pela CLT;
  • Trabalhadores domésticos;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores temporários;
  • Trabalhadores intermitentes;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita);
  • Atletas profissionais;
  • Diretores não empregados podem ser incluídos no regime do FGTS, a critério do empregador.
Publicidade

Publicidade

A Caixa Econômica Federal assumiu a operação do FGTS em 1990. Em 2020, a instituição estabeleceu também o Saque Emergencial do fundo de garantia, que pode ser retirado até 31 de dezembro do ano passado. Ele deu direito a todo titular de conta do FGTS com saldo, independentemente das contas serem ativas ou inativas, no valor de até R$ 1.045,00 por trabalhador.

É esperado que outra rodada do Saque Emergencial do FGTS aconteça em 2021.

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário