Beneficiários perderão direito ao Auxílio Brasil caso não cumpram estes requisitos

Algumas famílias que recebem o Auxílio Brasil precisam cumprir um dos requisitos mais importantes do programa até o final de julho.


Um dos principais requisitos para receber o Auxílio Brasil é manter os dados da família atualizados no CadÚnico (Cadastro Único). Caso contrário, o beneficiário pode perder o direito ao auxílio.

Por isso, um grupo de beneficiários do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia precisam atualizar seus dados no CadÚnico até o dia 31 de julho para não perder os benefícios. Além disso, outro grupo deve fazer esta atualização até o final do ano.

Para saber quem precisa atualizar os dados nos prazos citados e entender porque isso é necessário, continue acompanhando o texto abaixo.

Quem precisa atualizar o CadÚnico para continuar recebendo o Auxílio Brasil?

Beneficiários perderão direito ao Auxílio Brasil caso não cumpram estes requisitos
Veja como cumprir os requisitos necessários para não perder o Auxílio Brasil. Foto: André Melo Andrade/Immagini

Segundo o Ministério da Cidadania, são 8 milhões de famíliasque precisam atualizar as informações no CadÚnico devido a duas situações diferentes.

A primeira situação envolve beneficiários do Auxílio Brasil e/ou da Tarifa Social que estão com algum tipo de problema no cadastro. Nesse caso, as famílias devem atualizar seus dados até o dia 31 de julho.

Enquanto isso, o segundo caso é relacionado às famílias que estão com informações pessoais desatualizadas no CadÚnico. Para estes beneficiários, o prazo para atualizar o cadastro segue até 31 de dezembro.

Como saber se preciso atualizar o CadÚnico?

Para quem deseja conferir se há inconsistências nos dados ou se o cadastro no CadÚnico está desatualizado, basta baixar o aplicativo “Cadastro Único” ou acessar o site. É possível acessar o sistema  com uma conta gov.br ou com seus dados pessoais.

Com isso, o beneficiário pode verificar se está tudo certo com o seus cadastro ou se é preciso atualizar ou corrigir os dados. Além disso, no caso do Auxílio Brasil, as famílias também são informadas sobre a situação do benefício por meio de avisos no extrato de pagamento e pelo aplicativo do próprio programa.

Como atualizar o CadÚnico para não perder o Auxílio Brasil?

No caso das famílias com inconsistências no cadastro, é preciso se dirigir a um CRAS ou outro posto de cadastramento em seu município para resolver o problema. Isso porque estes beneficiários precisa realizar uma nova entrevista para atualizar o cadastro.

Já para as famílias com cadastro desatualizado, em alguns casos é possível fazer a atualização pelo aplicativo do Cadastro Único. Mas se o beneficiário não conseguir fazer isso pelo aplicativo, também será necessário ir até um CRAS ou outro posto de cadastramento para atualizar presencialmente.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.