Quais os benefícios das sementes de linho? 7 usos engenhosos para o seu dia a dia
Conheça os benefícios das sementes de linho e descubra 7 usos engenhosos para o seu dia a dia! Aproveite todos os benefícios dessa semente e incorpore-a na sua rotina.
As sementes de linho possuem uma série de benefícios muito úteis para a nossa saúde, afinal eles são uma grande fonte de vitaminas e nutrientes, como as vitaminas B e E.
Confira também: Da cozinha à limpeza: 5 usos inusitados para a casca da berinjela que vão te deixar impressionado
Algumas das utilidades e benefícios que essas sementes possuem com certeza irão te surpreender, e você nunca mais irá pensar sobre as sementes de linho da mesma forma.
Então, sem mais enrolação, vamos logo ver quais benefícios as sementes de linho possuem para o nosso corpo e como podemos utilizá-las no nosso dia-a-dia!
7 – Controle dos níveis de glicose
As sementes de linho possuem uma grande quantidade de fibras, e, com isso, elas conseguem diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos. Dessa forma, os riscos de diabetes são abaixados, além de controlar o nível de glicose do sangue.
Essas sementes também são muito ricas em ômega-3 e ômega-6, duas gorduras saudáveis que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a melhorar o funcionamento das glândulas hormonais e ajudando também a controlar a glicemia em pessoas com diabetes.
6 – previne a osteoporose
As sementes de linho também são muito ricas em cálcio, fósforo e magnésio, minerais que ajudam a manter os ossos saudáveis, e que também ajudam a fortalecê-los e regenerá-los caso acabem quebrando.
Além disso, sementes de linho também são ricas em potássio, e esse mineral ajuda a neutralizar o excesso de ácido e aumentar o PH do organismo. Dessa forma, a eliminação de cálcio pela urina é prevenida, ajudando a reduzir as chances de osteoporose.
5 – Reduz a inflamação
Como já foi dito antes, sementes de linho possuem grandes quantidades de ômega-3, que possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Portanto, consumir sementes de linho com frequência pode ajudar a reduzir as chances de inflamações surgirem no seu corpo, além de também reduzir o risco de doenças crônicas.
4 – Proteção contra o câncer
Boa parte das fibras presentes das sementes servem de alimento para as bactérias do estômago, que ajudam a combater as bactérias nocivas presentes no corpo, ajudando a manter a flora intestinal equilibrada. Dessa forma, ela ajuda a evitar o câncer de estômago.
As sementes de linho também são muito ricas em nutrientes e minerais como ômega-3, ômega-6, zeaxantina e luteína, que possuem propriedades antioxidantes, ajudando a combater o excesso de bactérias perigosas no organismo, evitando assim, o surgimento e a proliferação de células cancerígenas.
3 – Controle do açúcar no sangue
As sementes de linho são ricas em lignanas, compostos que ajudam a reduzir a quantidade de açúcar no sangue e o risco de diabetes de tipo 2. Além disso, as sementes de linho possuem um baixo nível glicêmico, ou seja, elas possuem pouca quantidade de glicose, fazendo com que elas não causem picos de açúcar no sangue.
2 – Melhor para a digestão
Como já foi dito antes, as sementes de linho são ricas em fibras, o que pode ajudar a diminuir os riscos de constipação e melhorar a digestão de alimentos. Além disso, essas fibras também são úteis para reduzir o risco de diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares também.
1 – Prevenção de doenças cardiovasculares
Por fim, as sementes de linho são ricas em ácidos graxos, e mais uma vez, possuem grandes quantidades de ômega-3 e ômega-6, que são muito úteis para garantir a saúde do cérebro e do coração.
Esses ácidos graxos ajudam a reduzir as chances de doenças cardiovasculares, AVC (acidente vascular cerebral) e até mesmo a reduzir as chances de desenvolver depressão.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
TRUQUE SECRETO para remover mancha d’água de uma mesa de madeira: aprovamos!