Black Friday 2022: como fugir de golpes e furadas? Veja dicas!
Confira algumas dicas importantes para não cair em golpes e ofertas furadas ao fazer suas compras durante a Black Friday.
A Black Friday é uma data que movimenta bastante o comércio com ofertas que estimulam muitas pessoas a gastarem, mas isso também acaba criando uma “deixa” para golpes.
Afinal, golpistas se aproveitam da situação para espalhar falsas ofertas, e algumas lojas aumentam os preços às vésperas da Black Friday para dar a sensação de desconto.
Por isso, confira a seguir algumas dicas para evitar golpes e furadas durante as suas compras na Black Friday.
1 – Compre apenas em lojas bem recomendadas
O principal cuidado para evitar golpes durante a Black Friday é pesquisar a reputação do site ou da loja.
Confira também
Saiba o que fazer caso se arrependa de alguma compra da Black Friday!
Nesse caso, você pode tomar algumas medidas simples para conferir se o local é de confiança. Uma delas é pesquisar por avaliações de clientes em redes sociais e sites como o ReclameAqui, onde consumidores relatam suas experiências com empresas.
Com isso, você descobre se pessoas já tiveram problema com a loja em questão, qual foi a gravidade da situação, se o caso foi resolvido, entre outras questões.
2 – Cuidado com links suspeitos
Se a alguma oferta chegar até você com um link desconhecido, não clique sobre ele. Em muitos casos, esses links são usados para coletar dados pessoais dos usuários, e as informações acabam sendo utilizadas para aplicar golpes.
Por isso, se você receber uma mensagem com oferta de determinada loja, é recomendado ir até o site oficial da empresa em questão para saber se a promoção é real.
3 – Faça compras na Black Friday com cartão virtual
Os cartões de crédito virtuais são considerados mais seguros, pois, em caso de fraude, o cliente pode cancelar apenas o cartão virtual e seguir usando o cartão “original” normalmente.
Por isso, se a emissora do seu cartão de crédito oferece esta opção, aproveite-a. Além disso, se não for parcelar a compra, considere usar o “cartão virtual temporário”.
4 – Pesquise os preços antes da Black Friday
Por fim, vale a pena destacar uma dica para evitar jogadas que até mesmo lojas com boa reputação podem usar.
Em alguns casos, lojas sobem o preço de alguns produtos semanas antes da Black Friday, e, quando a data chega, elas “baixam” o preço novamente para dar a impressão de desconto.
Por isso, pesquise pelo histórico de preço dos produtos em plataformas que oferecem este serviço para saber se a oferta é real.
VEJA TAMBÉM
Black Friday: 3 dicas para aproveitar sem cair em dívidas