Como cancelar sua conta no Banco Inter? Passo a Passo
Quer cancelar sua conta no Banco Inter? Isso pode ser feito no aplicativo, seguindo alguns passos bem simples. Confira como fazer isso.
Diversos bancos digitais surgiram nos últimos anos, prometendo facilidade na abertura de conta, agilidade nos serviços, rapidez para contratação de crédito e gratuidade em diversas tarifas. Um deles é o Banco Inter. Ele é sediado em Minas Gerais e foi um dos primeiros no Brasil a propor esse tipo de negócio.
Mesmo com todas as promessas que esse tipo de instituição financeira faz, muitos consumidores ainda fazem reclamações por determinados serviços. Neste caso, o Banco Inter não conseguiu escapar das ocorrências realizadas pelos clientes.
No último Ranking de Reclamações divulgado pelo Banco Central, ele apareceu em segundo lugar no top 10 de instituições financeiras com mais ocorrências. Ele contabilizou 766 reclamações reguladas procedentes. As cinco principais delas foram:
- Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking: 138 reclamações;
- Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito: 130 reclamações;
- Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito: 113 reclamações;
- Abertura de conta de depósito com documentação falsa: 95 reclamações;
- Irregularidades no processo de encerramento de conta de depósitos à vista: 33 reclamações.
O banco que ocupa a primeira posição no Ranking de Reclamações do Banco Central é o BTG Pactual.
Passo a Passo para encerrar a conta no Banco Inter
Se o consumidor passou por algumas das situações relatadas acima, que foram divulgadas pelo Banco Central e deseja cancelar sua conta no Banco Inter, basta seguir este passo a passo:
- Acesse a conta através do aplicativo do Banco Inter;
- Role até o final da página para ver a imagem da Babi, consultora de autoatendimento da instituição;
- Clique em “Oi, posso ajudar”?”
- Neste momento, o cliente será direcionado para a página de conversas;
- Selecione a opção “envie-nos uma mensagem”;
- O campo para envio do texto vai se abrir;
- Digite “ENCERRAMENTO” ou “ENCERRAMENTO DE CONTA”;
- Siga as orientações do chat automático.
Caso o cliente não tenha mais acesso ao aplicativo para cancelar sua conta no Banco Inter, ele pode fazer esse procedimento pelo site da instituição. Para fazer isso, basta clicar no balão direito, que fica no canto inferior direito da página e iniciar a conversa com a frase “encerramento de conta”.
O Banco Central recomenda que, ao fazer o encerramento da conta, em qualquer instituição financeira, o cliente solicite uma cópia que comprove o recebimento da solicitação de cancelamento.
Quando a iniciativa do encerramento for do cliente (…) este deverá solicitar, por escrito, o encerramento da conta e exigir comprovação de recebimento na cópia da solicitação. Essa cópia é o comprovante de que foi solicitado o encerramento da conta e, por isso, o cliente deve guardá-la. Tanto em caso de encerramento por iniciativa da instituição financeira como por iniciativa do cliente, a instituição deve informar, por correspondência ou por meio eletrônico, a data do efetivo encerramento da conta.”, informa o Banco Central em sua série I de Cidadania Financeira.
Usando o App para resolver tudo
Uma das promessas do Banco Inter é proporcionar todos os serviços no app. Abrindo uma conta digital, o consumidor fica isento de tarifas e consegue fazer as seguintes ações pelo aplicativo:
- Pix;
- Shell Box Inter;
- Inter Travel;
- Portabilidade para o Inter Cel;
- Gift Card;
- Compras com cashback;
- Investimentos.
É possível cancelar serviços específicos?
Quem deseja cancelar serviços específicos, mas não quer encerrar sua conta no Banco Inter, pode fazer isso. Em alguns casos, essa ação é feita pelo aplicativo, em outras é necessário ligar para a Central de Atendimento do banco. Veja alguns passo a passo essenciais:
Como cancelar fatura por débito automático:
- Acesse sua conta através do Aplicativo;
- No menu, clique em CARTÃO;
- Acesse a opção CONFIGURAÇÕES;
- Clique na opção “Desativar Débito Automático”;
- Leia a mensagem e, se estiver de acordo, clique em “Desabilitar”;
Como cancelar compras realizadas na Inter Store:
- Entre em contato com a Central Atendimento pelo telefone no número no 3003-4070 (Capitais e Regiões Metropolitanas), 0800 940 0007 (demais localidades).
Como cancelar um agendamento de transferência em uma conta PJ?
- Acesse sua conta pelo aplicativo;
- Clique em “Conta Digital”;
- Selecione a aba de “Agendamentos”;
- Escolha o período a ser consultado;
- Verifique a operação e realize o cancelamento.
Para outros serviços de cancelamento, entre na Central de Ajuda do Banco Inter.
Fontes: Banco Central, Cidadania Financeira, Ajuda Banco Inter