Carnaval 2023: 7 cuidados que você precisa ter com seu CARTÃO DE CRÉDITO

Elouise Lopes

14/02/2023

Com a chegada do Carnaval, é bom ficar ligado nos cuidados que é importante tomar com o cartão de crédito.

Veja também: 5 Aplicativos de Cashback que dão mais dinheiro que muito sorteio por aí!

No meio das multidões, você está sujeito a uma série de riscos. Por isso é preciso ter bastante atenção.

Carnaval 2023: 7 cuidados que você precisa ter com seu CARTÃO DE CRÉDITO

(Imagem: Luis Fernandes/Pexels)

Nas próximas linhas, você fica sabendo quais cuidados deve ter para evitar esse na curtição do Carnaval envolvendo o cartão de crédito.

1) Furto de cartão

Se, fora de momentos de festividade e tumultos, você já deve tomar muitas precauções em relação ao cartão de crédito, quando chega essa época de Carnaval, você precisa redobrar a atenção.

Nesse momento, você precisa estar atento a tudo. Por isso, cuidado com esbarrões e, se eles acontecerem, verifique logo se seu cartão continua com você – é bom que ele esteja o mais junto do seu corpo possível.

E também se certifique de que é o seu nome que está escrito no cartão. Assim que notar que tem algo errado, bloqueie o cartão pelo aplicativo do banco. Aliás, a Nubank está oferecendo adesivos para o cartão, o que vai ajudar a deixar o cartãozinho personalizado e identificável.

2) Alguém ver a senha

Outro cuidado que você precisa tomar enquanto estiver participando da folia é que alguém veja você digitando a senha. Você pode pensar que só você está de olho, mas pode ter algum terceiro à espreita.

Pensando nisso, quando precisar inserir o cartão na maquininha para fazer pagamentos, coloque seu corpo posicionado bem na frente da máquina, enquanto estiver digitando.

Outra gesto que você pode fazer é cobrir o teclado da maquininha com a mão livre, para evitar que as pessoas em volta vejam a senha que você está digitando. E uma dica básica é nunca deixar que outra pessoa digite a senha do seu cartão.

3) Golpe do valor errado na maquininha

Na hora de digitar ou aproximar o cartão para pagar compras, tem uma coisa muito importante que você não pode deixar de fazer, sob hipótese alguma.

O que você precisa fazer sempre que for pagar é conferir na maquininha o valor da compra. Às vezes, pode ser que o vendedor haja de má fé e tente tirar mais dinheiro do que deve.

Também pode ser que, pelas várias pessoas que precisa atender, acabe digitando o valor errado, por distração. Por isso, sempre confira o valor na maquininha antes de confirmar o pagamento.

4) Troca de cartão na hora de pagar

Tem vendedor que tira o cartão da mão do cliente para inserir na maquininha e inserir o valor e a forma de pagamento. Quando isso acontecer, você precisa ativar o modo observador.

Existem golpistas por aí que só estão esperando uma oportunidade para trocar o cartão do cliente. Por isso você deve ficar de olhos no cartão, para se defender desse tipo de ação.

Assim que pegar o cartão de volta, verifique se é mesmo o seu produto.

5) Clonar o cartão

Um outro cuidado que o consumidor precisa ter durante a comemoração do Carnaval é sobre a clonagem de cartão. Para evitar, não deixe o cartão nas mãos de terceiros e tenha muita atenção na hora de comprar.

Ainda que esses cuidados sejam tomados, você ainda corre o risco de ter o cartão clonado. Por isso, deixe as notificações sempre ativadas, para saber sobre tudo que acontece.

Se perceber movimentações que não foi você que realizou, bloqueei o cartão e entre em contato com seu banco.

6) Golpe da aproximação

Durante as festividades, é bom lembrar o vírus Prilex está circulando por aí, impedindo que estabelecimentos comerciais façam vendas por aproximação.

Isso é um perigo. Por isso, caso perceba duas tentativas com pagamento por aproximação dando erro de comunicação, não arrisque inserir o cartão na máquina em uma terceira tentativa.

Se resolver seguir em frente com o pagamento mesmo depois dos erros, corre o risco de ter os dados roubados pelos criminosos responsáveis pelo vírus.

7) Promoções falsas

Se você receber notificações de promoções de forma suspeita pelo e-mail ou via SMS, o certo é desconfiar e não clicar em eventuais links ou abrir páginas que você não conheça.

Antes de entrar em qualquer página, é bom sempre dar uma verificada no endereço eletrônico, para ver se é mesmo de alguma página oficial ou não.

Essa é, sem dúvidas, uma das dicas básicas. Evite cair em golpes envolvendo promoções, de Carnaval ou qualquer data comemorativa.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta