CNH 2022: Alterações entrarão em vigor em junho

A partir de junho de 2022, a CNH terá um visual novo e a inclusão de novos elementos. Veja o que muda e quem trocará de documento.


Em 2022, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mudanças. Assim como aconteceu com as placas de veículos, que recentemente passaram a atender o padrão Mercosul, a carteira de motorista também ganhará um novo visual.

O novo modelo da CNH começará a circular partir do dia 1º de junho para condutores recém-habilitados e para quem quiser renovar a carteira, precisar de uma segunda via, alterar dados ou adicionar categoria.

Enquanto isso, para os demais motoristas, ainda não será necessário trocar a CNH “antiga” pelo novo padrão, como também ocorreu com as placas Mercosul.

nova cnh 2022
Nova CNH começa a circular em junho. Foto: Divulgação

Quais as principais mudanças na CNH 2022

De modo geral, as mudanças na CNH são principalmente visuais. O modelo que começará a circular neste ano contará com novos itens de identificação e segurança, o que inclui efeitos de fluorescência e reação à luz UV, além de imagens secretas e hologramas.

Além disso, os antigos elementos, como fotografia, assinatura e o QR Code que armazena informações do condutor, continuarão presentes na nova CNH.

Ainda em relação à aparência do documento, a CNH terá novas estampas e tons mais vivos das cores verde, amarelo e azul.

Outra importante novidade do novo modelo da CNH é a presença de uma tabela com todos os tipos de veículos para indicar quais o condutor está apto a dirigir. Nesse caso, os veículos serão identificados na tabela por letras e desenhos das carrocerias.

Além disso, a tabela também indicará se o motorista utiliza a carteira de habilitação para exercer atividades remuneradas ou não.

Como serão as novas categorias da CNH?

Com o novo modelo, a CNH também identificará o estágio da carteira com a inclusão de novas letras. Nesse caso, o documento terá a letra P indicando permissão para dirigir (como no caso de motoristas no período inicial de habilitação) e a letra D para mostrar CNH definitiva. Enquanto isso, as demais categorias permanecem iguais.

A nova CNH também terá um número de registro estadual e outro nacional e ainda as restrições de cada condutor de forma codificada, como em caso de pessoas com deficiência, por exemplo.

No entanto, as novas regras para a CNH não terão modificações com este novo modelo. Vale lembrar que as mudanças em pontos como prazo de validade e limite de pontos entraram em vigor no ano passado. Para relembrar estas alterações, confira nosso texto sobre o assunto.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.