Como consultar o Auxílio Brasil. App e Telefone. Veja os passos
Está em dúvida se receberá o Auxílio Brasil? É simples solucionar essa questão, basta realizar uma consulta ao benefício em um dos canais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
Há duas formas de consulta ao Auxílio Brasil: pelo aplicativo e telefone. Aqui, você confere um passo a passo para usar esses dois canais para obter informações sobre o benefício. Acompanhe!
Como consultar o Auxílio Brasil por aplicativo
O governo atualizou o aplicativo do Bolsa Família, tornando-o o app oficial do Auxílio Brasil. Portanto, se você já tinha o aplicativo no celular é só atualizá-lo para realizar a consulta.
Ainda não tem o app no seu celular? Então, siga este passo a passo para efetuar a consulta do Auxílio:
- Faça o download do aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
- Depois da instalação, abra o app e toque em “consultar”;
- Informe a senha que já era utilizada no aplicativo Bolsa Família, sua senha Caixa Tem ou cadastre uma senha de acesso no app, caso seja seu primeiro acesso;
- Selecione o serviço de consulta do benefício.
Pronto! O aplicativo exibirá o status do benefício, informando se foi liberado. Em caso positivo, também haverá dados sobre valores e datas de pagamento.
Um detalhe importante: o aplicativo Auxílio Brasil só funciona online, portanto, caso não esteja conectado à internet não conseguirá realizar a consulta.
Consulta ao Auxílio Brasil por telefone
Há dois números telefônicos para consulta ao Auxílio Brasil. A seguir, você confere um passo a passo de como utilizar o serviço:
- Disque o número 0800 426 02 07 (ligação gratuita desde que feita a partir de um telefone fixo);
- Aperte a opção 3 (Auxílio Brasil e demais programas);
- Escolha a opção 4 para saber se foi incluído no programa;
- Digite o número de seu CPF ou NIS.
Caso não consiga utilizar esse canal para consulta ao Auxílio Brasil, há a opção de fazer uma ligação para outro número. Abaixo, indicamos como funciona:
- Faça uma ligação para o número 111 (gratuita a partir de qualquer telefone, fixo ou celular);
- Selecione a opção 1, que é a do Auxílio Brasil;
- Digite 1 novamente, para informar seu CPF e obter informações sobre o benefício. Se preferir, selecione 2 para digitar seu NIS e verificar dados sobre o Auxílio, se foi liberado ou não.
Uma gravação falará se você tem direito ao Auxílio Brasil. Em caso positivo, basta aguardar o calendário de pagamento para sacar seu benefício.
Como é feito o pagamento do Auxílio Brasil?
O pagamento do Auxílio Brasil funciona exatamente como o antigo Bolsa Família. Inclusive, todos os beneficiários do programa migraram automaticamente para o Auxílio.
O governo libera o pagamento de acordo com o calendário do Auxílio Brasil, que tem datas definidas de acordo com o dígito final do NIS do beneficiário.
A partir dessa data, é só usar o cartão do programa e senha para saque do benefício. Caso receba o Auxílio Brasil pela conta social digital Caixa Tem, basta gerar um código autorizador no app para conseguir sacar o benefício. Veja como obter o seu:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione “saque sem cartão”;
- Toque em “saque do Auxílio”;
- Selecione “gerar código para saque”;
- Informe sua senha e finalize.
O saque está disponível em canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, como lotéricas, caixas eletrônicos de agências do banco e correspondentes Caixa Aqui.
Caso esteja com sua conta Caixa Tem bloqueada, é preciso desbloqueá-la para gerar o código autorizador de saque. Para isso, basta se dirigir a uma lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação (RG ou CNH) e CPF.
Auxílio Brasil: lista de espera e inclusão de novos beneficiários
De acordo com o Ministério da Cidadania, 2,4 milhões de beneficiários devem ser incluídos no Auxílio Brasil em dezembro, visando reduzir a fila de espera.
Nesta leva, devem entrar candidatos inscritos no CadÚnico e que cumprem os requisitos do Auxílio, mas que ainda não passaram por análise do governo.
Mas, vale lembrar que essa é a previsão inicial do governo, que não deu garantias e nem prazos de quando essa nova inclusão realmente acontecerá.
Para saber se foi incluído nessa leva de novos beneficiários, realize a consulta ao Auxílio Brasil que indicamos acima!