Como dar entrada no Auxílio Doença?


Após a reforma da Previdência Social, o auxílio por incapacidade temporária — antigo Auxílio Doença — passou por outras novidades além da troca de nome, como o surgimento de novas regras com relação ao cálculo do valor recebido.

Como dar entrada no auxílio-doença
Fonte/Reprodução: original

O beneficiário poderá solicitar o benefício através das seguintes vias: por meio do login no site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou no aplicativo (disponível para os sistemas Android e iOS) e até mesmo por ligação para a central de atendimento no número 135.

Quem pode dar entrada no pedido de auxílio-doença pelo INSS?

O trabalhador que estiver incapacitado por mais de quinze dias consecutivos ou em um período intercalado nos sessenta dias mais recentes (pela mesma doença), e que contribui ao INSS por um mínimo de doze meses (com exceção de trabalhadores que possuam doenças graves ou crônicas) é permitido dar entrada no auxílio-doença.

Quem tiver doenças graves ou crônicas como: cegueira, cardiopatia, paralisia (incapacitante ou que não seja possível reverter), Parkinson, esclerose múltipla, ou AIDS, por exemplo, não depende do período de carência.

Quais documentos necessários para solicitar a perícia de Auxílio Doença pelo INSS?

Antes de dar entrada no Auxílio Doença é necessário que o beneficiário realize uma perícia para garantir o seu direito. É possível realizar o agendamento do serviço através do site ou até mesmo pelo aplicativo do INSS.

Para solicitar a perícia, é necessário que o beneficiário tenha em mãos:

  • Documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo);
  • CPF; PIS/PASEP;
  • Relatório médico que comprove a doença e justifique a necessidade do afastamento junto do tempo e tratamento indicados além da identificação do paciente, a data da consulta, o CID (Classificação Internacional de Doenças), e CRM do médico responsável;
  • Requerimento assinado e carimbado pela empresa contratante, que informe o último dia de trabalho.

Como agendar pedido de Auxílio Doença? (atendimento 135 e app Meu INSS)

É possível agendar o pedido de entrada do Auxílio Doença através da central de atendimento 135 e do aplicativo do INSS.

No aplicativo, há uma opção “Agendar perícia”; em caso do beneficiário já possuir cadastro no “Meu INSS” é necessário apenas:

  • Fazer o login;
  • na tela seguinte selecione “Perícia inicial”;
  • aparecerá a pergunta “Você tem atestado médico?”, responda “Sim”;
  • preencha os dados necessários;
  • selecione “Anexos” para enviar o atestado e até mesmo documentos de identificação se necessário;
  • selecione a agência do INSS que desejar (no caso da pandemia do Covid-19 o atendimento presencial não é possível, então a agência selecionada servirá apenas para o benefício ser mantido);
  • seleção do local onde o benefício será recebido e sua entrada no auxílio doença foi solicitada.

Após o processo, há a opção de gerar um comprovante que pode ser salvo tanto no computador quanto no celular.

Em caso de agendar a solicitação por telefone, o beneficiário deverá ligar para o número 135 e um atendente o auxiliará como proceder.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.