Como usar o 13º salário de forma inteligente e estratégica

como usar o 13 salário
Veja algumas dicas de como usar o dinheiro do 13º salário. Foto: Gilson Abreu/AEN

O pagamento da primeira parcela do 13º salário para quem trabalha de carteira assinada deve acontecer até o próximo dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro, e muita gente quer saber como usar esse dinheiro da melhor forma possível.

Afinal, seguimos em meio a uma crise econômica que atinge o país inteiro e preocupa milhões de brasileiros. Além disso, a importância de usar esse recurso com consciência fica ainda maior quando consideramos as festas de final de ano e as contas de início do próximo trazem despesas extras e pesam no orçamento.

Publicidade

Publicidade

Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas organizadas pelo PagBank sobre como usar o dinheiro do 13º salário e aproveitar bem esse recurso extra.

como usar o 13 salário
Veja algumas dicas de como usar o dinheiro do 13º salário. Foto: Gilson Abreu/AEN

Dicas de como usar o dinheiro do 13º

1 – Separe uma parte para despesas da virada de ano

Começamos por um ponto já destacado no início do texto: as despesas de final e início de ano, como Natal, Ano Novo, IPTU e IPVA, imposto este que deve ficar ainda mais caro em 2022.

Além disso, a inflação em alta em 2021 vem fazendo com que muitas coisas fiquem mais caras, o que pode fazer com que as despesas com as festas e os próprios presentes pesem mais neste ano. Portanto, vale a pena reservar uma parte do 13º para estas despesas.

Publicidade

Publicidade

2 – Coloque contas em dia

Outro efeito da crise que o país vem enfrentando nos últimos anos é o aumento da inadimplência. Se você tem alguma dívida em seu nome, o dinheiro do 13º pode ser uma boa alternativa para pagá-la e até mesmo negociar um desconto.

Mesmo que não seja possível quitar a dívida, é importante pagar ao menos uma parte para reduzir o valor das parcelas e equilibrar as contas. Outra dica é priorizar dívidas que estão atrasadas e trazem juros maiores.

3 – Se possível, reserve uma parte para emergências

Caso o valor do seu 13º salário seja mais do que suficiente para quitar débitos e bancar despesas, considere a possibilidade de separar uma parte para emergências.

Dessa forma, ao invés de gastar com algo que você não precisava ou desejava, ele pode ser usado para imprevistos futuros que podem fugir do seu orçamento. Ou seja, usar o dinheiro como prevenção também é uma boa estratégia.

4 – Se puder, aproveite

Obviamente, outra opção para quem está com as contas em dia é aproveitar esse dinheiro extra para comprar ou investir em algo que você queria ou precisava.

Afinal, se cabe no orçamento não há motivos para se sentir culpado em aproveitar o dinheiro consigo mesmo, pois ele é fruto de um ano de trabalho. Portanto, se as suas contas permitem, usufrua desse bônus.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar