Como vai funcionar o Desenrola Brasil? Entenda as regras do programa

Saiba como vai funcionar o Desenrola Brasil, programa do governo que visa facilitar a renegociação de dívidas para milhões de brasileiros.


Entender como vai funcionar o Desenrola Brasil é essencial para que milhões de brasileiros possam gerir melhor suas finanças e sair das dívidas.

Afinal, este programa do governo federal tem o objetivo de diminuir a inadimplência no país, facilitando a renegociação de dívidas entre pessoas Físicas e Jurídicas.

Para entender melhor como o Desenrola Brasil vai funcionar e se preparar para participar desta iniciativa, continue acompanhando o texto abaixo.

[lwptoc]

Como vai funcionar o Desenrola Brasil?

Como vai funcionar o Desenrola Brasil Entenda as regras do programa
Entenda como vai funcionar o Desenrola Brasil.

Com a aprovação da Medida Provisória nº1.176, o Desenrola Brasil se tornou uma realidade para aproximadamente 70 milhões de cidadãos, sendo 40 milhões na faixa 1 e 30 milhões na faixa 2.

Essa iniciativa está prevista para começar em julho, e tem como foco oferecer condições favoráveis para que consumidores inadimplentes possam regularizar suas dívidas. Portanto, seu objetivo não é perdoar dívidas.

Para participar da iniciativa, os bancos participantes serão incentivados a retirar dos cadastros de devedores aqueles consumidores com dívidas de até R$ 100.

Mas essa condição vale só para bancos, já que empresas de varejo, fornecedoras de serviços básicos como água e luz, entre outras, que não precisarão excluir estes débitos de seus registros para fazerem parte do programa.

Além disso, outro destaque deste programa é o fato de que não haverá cobrança do Imposto de Operações Financeiras (IOF) no financiamento das dívidas dos inadimplentes.

Conforme já adiantamos, a estrutura do programa se divide em duas faixas principais, que discutiremos em detalhes a seguir.

Quem pode participar da faixa 1 do Desenrola Brasil?

A primeira faixa do programa é voltada a pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no CadÚnico. Para estes, os benefícios recebidos servirão como garantia para renegociar dívidas bancárias e não bancárias até o limite de R$5 mil.

Mas somente os débitos negativos até 31 de dezembro de 2022 serão contemplados na renegociação. Além disso, os participantes serão incentivados a realizar um curso de Educação Financeira, disponível no momento de habilitação no programa.

As dívidas poderão ser quitadas à vista ou por financiamento bancário com juros de 1,99% ao mês e até 60 parcelas, com a primeira prestação após 30 dias.

Porém, algumas dívidas como de crédito rural e financiamento imobiliário não podem ser renegociadas nesta faixa.

Quem pode participar da faixa 2 do Desenrola Brasil?

Na segunda faixa, o público-alvo são os cidadãos com dívidas bancárias. Nesta faixa, a negociação é diretamente entre as instituições financeiras e o governo, sem a garantia do Fundo de Garantia de Operações (FGO).

Os valores regulatórios ainda não foram divulgados, mas esses incentivos buscarão ampliar a oferta de crédito em troca dos descontos nas dívidas.

Quando começa o Desenrola Brasil?

As renegociações de dívidas por meio do Desenrola Brasil devem começar a partir de julho para a faixa 2.

Enquanto isso, para a faixa 1, que reúne cerca de 40 milhões de pessoas em seu público-alvo, as renegociações devem começar apenas em setembro.

Para mais informações sobre o cronograma previsto para o Desenrola Brasil, confira nosso texto sobre o assunto.

Programa estimula oferta de melhores condições aos devedores

Em uma tentativa de proporcionar melhores condições para os devedores, o Desenrola Brasil permite que o beneficiário escolha entre os agentes financeiros habilitados para realizar o financiamento da dívida.

Isso promove uma competição entre os bancos, estimulando a oferta de melhores condições para os inadimplentes.

Compreender como vai funcionar o Desenrola Brasil é o primeiro passo para aqueles que desejam regularizar suas situações financeiras. De modo geral, este programa representa uma chance para milhões de brasileiros reorganizarem suas finanças.

Você também pode gostar de ler
Desenrola Brasil: quem tem direito ao programa de renegociação de dívidas?

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.