Comparativo – Ford Ka e Fiesta: qual o melhor hatch para comprar em 2023?
Confira o comparativo entre o Ka e o Fiesta e descubra qual é o melhor hatch usado da Ford para comprar em 2023. Saiba tudo sobre esses modelos.
Se você está em busca de um carro usado que ofereça o melhor custo-benefício, neste texto nós vamos comparar dois hatches populares da Ford, o Ka e o Fiesta, e analisar qual deles vale mais a pena em 2023.
Vamos mergulhar nos detalhes e descobrir qual é o campeão dessa disputa! E para dar um toque especial a este comparativo, vamos usar dois carros com 4 anos de diferença entre si: o Ford Ka SE 1.0 2021 e o Ford Fiesta SE 1.6 16V 2017.
No fim das contas, será que o ano do carro deve ser um fator decisivo? É que vamos tentar descobrir a seguir!
Diferenças de preço e valor de revenda
Primeiramente, vale a pena trazer um critério indispensável na comparação entre dois carros: os valores. Apesar da diferença de 4 anos entre o Ka e o Fiesta, os modelos avaliados aqui estão na mesma faixa de preço.
O Ford Ka 2021 tem um preço em torno de R$ 56.500, enquanto o Ford Fiesta 2017 custa cerca de R$ 51.000.
No entanto, é importante levar em conta o ano de fabricação de cada um, já que essa diferença de preço afeta diretamente os valores de revenda. Como o Fiesta é um modelo mais antigo, a tendência é que seu valor de revenda seja menor em comparação ao Ka, mesmo que ambos estejam bem conservados.
Mas se os preços são parecidos, será que o Fiesta apresenta motivos para estar na mesma faixa do Ka mesmo sendo 4 anos mais velho?
Desempenho e consumo do Ka e do Fiesta
Em termos de desempenho, o Fiesta tem larga vantagem nessa disputa, com sua potência máxima de 128 cv com álcool e 125 cv com gasolina, comparado aos 85 cv com álcool e 80 cv com gasolina do Ka.
No entanto, o Ka apresenta se sai melhor no consumo de combustível: na cidade, o ele faz 9,3 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina, enquanto o Fiesta faz 8,2 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina.
Segurança e conforto
No quesito segurança, ambos os modelos apresentam itens essenciais como freios ABS, airbags frontais e ISOFIX para fixação de cadeira infantil.
Contudo, o Fiesta conta com alarme antifurto perimétrico e volumétrico, o que pode ser um diferencial em relação ao Ka.
Já em relação ao conforto, os dois possuem ar-condicionado, ajuste do volante em altura e controle elétrico dos vidros dianteiros. O Fiesta, porém, oferece ajuste do volante em profundidade e ajuste elétrico dos retrovisores, proporcionando uma experiência mais agradável ao motorista.
Portanto, tanto no critério de segurança quanto no de conforto o Fiesta traz alguns itens a mais, apesar de ser mais velho.
Opinião de especialistas
Especialistas em automóveis tendem a concordar que, apesar do Ford Fiesta ser um modelo mais antigo, ele apresenta um melhor desempenho e mais recursos de conforto em comparação ao Ford Ka.
Entretanto, é importante considerar o consumo de combustível e o valor de revenda antes de tomar uma decisão.
Qual vale mais a pena em 2023, Ka ou Fiesta?
Ao analisar o Ka e o Fiesta, é possível perceber que os dois hatches da Ford têm suas vantagens e desvantagens, conforme destacamos no tópico anterior.
Portanto, a escolha entre os dois vai depender das prioridades do comprador: se você busca um carro com melhor desempenho e conforto, o Fiesta pode ser a opção ideal. Mas se o consumo de combustível e o valor de revenda são mais importantes para você, o Ka pode ser a melhor escolha.
No fim das contas, a decisão é bastante pessoal e deve levar em consideração suas necessidades e preferências individuais.
Mas lembre-se de que é sempre importante fazer test-drives e pesquisar a fundo antes de tomar uma decisão. E não se esqueça de verificar as opiniões de outros proprietários e especialistas para ter uma visão mais abrangente sobre cada modelo.
Ficha técnica do Ford Ka
Ano | 2021 |
Preço | por volta de R$ 56.566 |
IPVA | por volta de R$ 2.300 (com base no estado de SP) |
Configuração | hatch compacto |
Combustível | flex (álcool e gasolina) |
Mecânica | |
Motorização | Motor 1.0 dianteiro, de disposição transversal e aspiração natural, com alimentação por injeção multiponto, 3 cilindros em linha, tuchos mecânicos, 332 cm³ de cilindrada unitária, 4 válvulas por cilindro, com peso/potência de 12,26 kg/cv e peso/torque de 97,4 kg/kgfm, com rotação máxima de 6900 rpm |
Potência máxima | 85 cv com álcool e 80 cv com gasolina a 6500 rpm |
Torque máximo | 10,7 kgfm com álcool e 10,2 kgfm com gasolina a 3500 rpm |
Velocidade máxima | 166 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 14,8 segundos |
Consumo na cidade | 9,3 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina |
Consumo na estrada | 10,8 km/l com álcool e 15,6 km/l com gasolina |
Autonomia | 474km com álcool e 678 km com gasolina na cidade e 551km com álcool e 796km com gasolina na estrada |
Câmbio | manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco |
Tração | dianteira |
Direção | elétrica, com diâmetro de giro de 9,6 metros |
Suspensão dianteira | independente, do tipo McPherson e Mola Helicoidal |
Suspensão traseira | eixo de torção, com mola helicoidal |
Freio dianteiro | Disco Sólido |
Freio traseiro | Tambor |
Pneus dianteiros | 175/65 R14 com altura do flanco de 114mm |
Pneus traseiros | 175/65 R14 com altura do flanco de 114mm |
Dimensões | |
Comprimento | 3941mm |
Distância entre-eixos | 2491mm |
Porta-malas | 257 litros |
Peso | 1042kg |
Altura mínima do solo | 169mm |
Largura | 1695mm |
Altura | 1525mm |
Tanque de combustível | 51 litros |
Ficha técnica do Ford Fiesta
Informações | Dados |
---|---|
Ano | 2017 |
Preço | por volta de R$ 51.000 |
IPVA | por volta de R$ 2.000 (com base no estado de SP) |
Configuração | Hatch Compacto |
Combustível | Flex (Álcool/Gasolina) |
Mecânica | |
Motorização | Motor 1.6, de instalação dianteira, disposição transversal, 4 cilindros em linha, tuchos mecânicos, cilindrada unitária de 399 cm³, 4 válvulas por cilindro, peso/potência de 8,38 kg/cv e peso/torque de 67,1 kg/kgfm, aspiração natural e injeção multiponto |
Potência máxima | 128 cv com álcool e 125 cv com gasolina a 6500 rpm |
Torque máximo | 16 kgfm com álcool e 15,8 kgfm com gasolina a 5000rpm |
Velocidade máxima | 190 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 12,1 segundos |
Consumo na cidade | 8,2 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina |
Consumo na estrada | 10 km/l com álcool e 14,6 km/l com gasolina |
Autonomia | 418km com álcool e 612km com gasolina na cidade e 510km com álcool e 745km com gasolina na estrada |
Câmbio | IB5, manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica, com di diâmetro de giro de 10,1m |
Suspensão dianteira | Independente, McPherson, com mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo de torção, com mola helicoidal |
Freio dianteiro | Disco ventilado |
Freio traseiro | Tambor |
Pneus dianteiros | 195/55 R15, com altura do flanco de 107mm |
Pneus traseiros | 195/55 R15, com altura do flanco de 107mm |
Dimensões | |
Comprimento | 3969mm |
Distância entre-eixos | 2489mm |
Porta malas | 281 litros |
Peso | 1073kg |
Largura | 1722mm |
Altura | 1464mm |
Tanque de combustível | 51 litros |
Você também pode gostar de ler
Como comprar um Carro Usado: veja 7 dicas para não ser passado para trás
Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.