Consulta MEI pelo CPF – Entenda como fazer
Quem é Microempreendedor Individual (MEI) pode fazer uma consulta para descobrir o seu CNPJ e demais informações sobre a empresa usando apenas o seu CPF.
Para isso, ele pode usar o documento conhecido como CCMEI (Certificado de Condição de MEI), serviço disponível no Portal do Empreendedor.
Para mais informações sobre como fazer uma consulta de MEI informando apenas o número do CPF, basta acompanhar o texto a seguir.
Como saber meu CNPJ MEI?
Se o microempreendedor individual quiser conferir o número do seu CNPJ, ele pode emitir um Comprovante de MEI seguindo o passo a passo:
- Acesse a página de Emissão de CCMEI no Portal do Empreendedor;
- Em seguida, clique no quadro “Emissão de Comprovante (CCMEI);
- Na página seguinte, você deve informar seu CPF, Data de Nascimento e os caracteres na imagem de confirmação;
- Por fim, clique em “Continuar” para ter acesso ao seu comprovante de MEI.
Além do número do seu CNPJ, este documento também terá informações como: condição do seu negócio, atividades, endereço comercial, registros, entre outros. Se preferir, você pode fazer um download do arquivo no formato PDF.
Como saber a situação do meu MEI?
Outro serviço que o microempreendedor pode utilizar é o de fazer consulta da situação do seu CNPJ, ou seja, se ele está regular ou tem algum pendência.
No próprio certificado que foi emitido, há informações gerais sobre essas condições. Mas se o microempreendedor precisar de informações mais detalhadas, ele pode conferir sua situação cadastral no portal e-CAC.
Para isso, basta acessar o site do e-CAC e informar o CNPJ, o código de acesso e a senha ou entrar com sua conta no gov.br. Caso o usuário não tenha um código de acesso, é só clicar para gerar um. Esse acompanhamento é importante para evitar irregularidades no nome do empresa.
Veja também: MEI com dívidas perde direitos aos benefícios do INSS? Saiba como pedir
Emissão de Comprovante MEI
O CCMEI é um documento importante para o microempreendedor, pois ele certifica que a empresa está aberta e além de comprovar a inscrição no CNPJ também faz essa comprovação na Junta Comercial do Estado.
O Comprovante MEI tem efeito de Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento, desde que a empresa obedeça as exigências legais necessárias para seu bom funcionamento.
Normalmente, o CCMEI é solicitado para abrir conta de pessoa jurídica, vender produtos e serviços para grandes empresas ou órgão públicos e comprovar o CNPJ para demais fins.
Fonte: Renda Brasileira.