Curso gratuito de empreendedorismo: Programa para jovens abre vagas online
O Programa Juventude Empreendedora entrou nos últimos dias de inscrições para o seu curso gratuito de empreendedorismo. A iniciativa é voltada a jovens que têm intenção de abrir seu próprio negócio.
O objetivo do programa é capacitar pessoas de 17 a 29 anos para o mundo do empreendedorismo, e o curso gratuito tem como público-alvo não só quem deseja iniciar uma empresa para ter renda própria, mas também pequenos e microempreendedores com dificuldades para manter seus negócios.
As aulas já começam na próxima segunda-feira (24/05), e acontecem de forma online por conta da pandemia do novo coronavírus. Interessados devem se inscrever pelo site.
O Programa Juventude Empreendedora é desenvolvido pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), e oferece esta capacitação para ajudar empreendedores a sobreviver e se adaptar à crise causada pela Covid-19.
Entre os temas abordados pelo cursos estão finanças, gestão de pessoas, comunicação e outros. Ao todo, os alunos passam por 11 etapas durante o curso, que acontece entre os dias 24 e 28 de maio.
No site do Juventude Empreendedora, moradores de qualquer região podem se inscrever para participar do curso. O programa está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, e só em 2020 contou com a participação de mais de 10 mil jovens em mais de mil cidades.
Além disso, a plataforma do programa também conta com e-books exclusivos, preparados para auxiliar empreendedores de todo o país.
Segundo o Conjuve, atualmente o jovem passa por uma situação grave no Brasil. No fim do ano passado, a taxa de desemprego para este público estava em 29,8%, o que representava mais que o dobro da média da população em geral.
Veja também: Curso gratuito de programação – Kenzie Academy Brasil terá 30 mil vagas disponíveis!
Como funciona o curso gratuito de empreendedorismo?
O curso do Juventude Empreendedora é baseado na metodologia exclusiva ByNecessity, que adapta o modelo tradicional de um plano de negócios para pequenas empresas. Dessa forma, é possível executar o plano depois de 5 dias, o que representa 20 horas da capacitação. As aulas irão acontece de segunda a sexta-feira, entre 19h e 22h.
Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de construir o conceito do seu produto ou serviço, pesquisa de mercado, ações de divulgação, fluxo de caixa, projeção de vendas, entre outras questões. Segundo o site do programa, toda essa construção acontece a partir da análise do contexto do participante.
Para participar das aulas, os estudantes recebem uma apostila que trata mais detalhadamente de todo o conteúdo abordado pelos professores. É importante destacar que todos os instrutores do curso são treinados e capacitados previamente na metodologia ByNecessity.
Além disso, os alunos ainda têm acesso à matriz de negócios, que conta com cartões de montagem que estimulam capacidades essenciais, como o desenvolvimento do pensamento lógico, a percepção visual de situações problemáticas e soluções como um todo.
Ao fim do curso, os participantes têm direito a um acompanhamento dos professores durante 90 dias. Neste chamado “período de incubação”, o empreendedor pode sanar dúvidas e ter um apoio na continuidade do seu negócio.
Veja também: Sicredi – Banco lança linhas de crédito para a campanha Mulheres Empreendedoras
Como funcionam as aulas online?
Cada um dos cinco dias de aula do curso gratuito de empreendedorismo do Programa Juventude Empreendedora tem uma temática diferente. Portanto, é fundamental que os participantes assistam a todas as aulas para acompanhar o desenvolvimento da capacitação.
A divisão das etapas por aula acontece da seguinte maneira:
- Dia 1 – Tirando um sonho do papel. Nessa primeira aula, os alunos vão acompanhar conteúdos sobre brainstorming, disrupção (mudança, inovação), criatividade e ideia de negócios;
- Dia 2 – Dando forma ao seu negócio. Nesse segundo momento, a abordagem irá tratar sobre identidade de marca, branding e pesquisa de mercado;
- Dia 3 – Marketing de A – Z. Aqui, o tema da aula será “Simplificando os 4 Ps do marketing”, que são produto, preço, praça e promoção. A proposta desta aula é definir produto e estratégias de venda;
- Dia 4 – Planejando o futuro. Chegando à parte final do curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre projeção de vendas, gestão de pessoas e conceitos de RH;
- Dia 5 – Colocando em prática. No último dia de aula, os professores irão abordar conceitos financeiros, plano de negócios e análise pessoal.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com os realizadores pelos telefones 0800 799 99 39 ou (51) 99357-2704, ou pelos e-mails [email protected] ou [email protected].
Fonte: Agência Brasil