Cursos Profissionalizantes do Senai – Quais os Mais Procurados

Todos os anos o mercado de trabalho fica mais e mais concorrido, e com um período bastante difícil de se conseguir emprego, uma tática que pode ajudar é saber quais os cursos profissionalizantes mais procurados do Senai, por exemplo. Com isso é possível ter uma ideia melhor de que tipo de profissional as empresas vêm buscando.

O desemprego tomou proporções alarmantes nos últimos anos. A pandemia de Coronavírus só agravou mais a situação, e atualmente a taxa de desempregados no país corresponde a 14 milhões de pessoas sem registro formal.

Publicidade

Publicidade

Esse fato faz com que a busca por novas habilidades seja uma das maiores preocupações no momento, e com isso as buscas por cursos profissionalizantes, e mesmo aqueles de curta duração, explodissem em 2020.

cursos profissionalizantes senai

O Senai oferece mais de 300 cursos voltados a profissionais que desejam se inserir no ramo industrial, por isso é uma das instituições mais procuradas e respeitadas do país. Seus cursos mais buscados costumam corresponder as áreas da indústria que mais vem necessitando de pessoal.

Veja a seguir, quais os 10 cursos profissionalizantes do Senai mais buscados.

Publicidade

Publicidade

Veja também: SENAI SC: inscreva-se em capacitação gratuita em segurança digital!

1- Administração

O curso de Administração do Senai desde sempre é um dos mais buscados do mercado, pois é completo no sentido de formação de gestores.

As aulas oferecem ao futuro profissional habilidades de coordenação de equipes, rotinas administrativas, liderança, entre outros conhecimentos pertinentes a área. Ao concluir a formação o profissional de administração consegue exercer seus conhecimentos em praticamente todo tipo de empresa.

2- Automação Industrial

O curso de Automação Industrial oferece ao estudante conhecimentos voltados a tecnologia com diversas máquinas e sistemas que são auxiliadores nos processos da indústria.

Com ele o profissional terá conhecimento pleno sobre softwares de automação, robôs de montagem, sensores, entre outros tipos de inovação que frequentemente chegam ao campo industrial.

3- Edificações

A área da construção civil é uma das que mais contrata profissionais anualmente, e o curso de Edificações oferece conhecimentos voltados a projetos de obras.

Publicidade

Publicidade

Com essas aulas, o aluno sai da instituição com habilidades de coordenação de projetos, supervisão e planejamento de obras de grande porte como aeroportos, edifícios entre outros. Todo esse conhecimento seguem as normas técnicas de saúde do trabalho, segurança e legislações.

4- Eletroeletrônica

O curso de eletroeletrônica oferece ao profissional, habilidades de programação de equipamentos de automação, além de conhecimentos de projeção, manutenção e construção de equipamentos.

Com esse curso o indivíduo está apto a operar em diversas linhas de produção industriais, além de poder se inserir em outras atividades do ramo.

5- Eletromecânica

Para as pessoas que se interessam por montagem e manutenção de sistemas e equipamentos eletromecânicos, esse é um ótimo curso.

Publicidade

Durante as aulas, o aluno aprende tudo o que precisa saber para operar em empresas de manutenção de equipamentos industriais, de informática, refrigeração e outros. As linhas de produção são o ambiente comum de atuação desse tipo de profissional.

Publicidade

6- Eletrotécnica

Esse curso oferece habilidade de instalação e operação de equipamentos e sistemas elétricos em diversas áreas.

O conhecimento adquirido nas aulas é bastante proveitoso, principalmente em empresas que trabalham com distribuição de energia ou de telecomunicação.

7- Manutenção Automotiva

Uma das áreas com maiores chances de trabalho tanto em empresas quanto autônomo é a de manutenção de veículos automotivos. Dessa forma, esse é sempre um dos cursos profissionalizantes mais buscados do Senai.

Publicidade

Publicidade

Com as aulas o aluno conhece peças e ferramentas utilizadas no trabalho de mecânico, aprende a identificar e resolver problemas nos veículos, tanto mecânicos quanto elétricos.

Com esses conhecimentos, o profissional consegue abrir seu próprio negócio ou se inserir em vagas da indústria automotiva com a montagem de veículos, oficinas mecânicas e concessionárias.

8- Mecânica

O profissional de mecânica trabalha com a montagem, manutenção e conserto de equipamentos mecânicos e consegue se encaixar em diversas áreas da indústria.

O curso do Senai oferece habilidades de planejamento e controle de processos, além dos conhecimentos específicos para atuar em reparos das máquinas.

9- Mecatrônica

O curso de mecatrônica oferece ao profissional habilidades de programação, medição, instalação e elaboração de projetos de equipamentos automatizados.

O campo de atuação desses profissionais costumam ser linhas de produção automobilísticas, automatizadas ou empresas que fabricam equipamentos robotizados.

10 – Segurança do Trabalho

Os técnicos em Segurança do Trabalho se tornaram profissionais essenciais para todo tipo de empresa industrial, por isso é um dos cursos profissionalizantes mais buscados do Senai.

O curso desenvolve conhecimentos sobre ações de prevenção de acidentes nas empresas, avaliação e controle de riscos no ambiente de trabalho.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário