Faça ISTO para desinfetar frutas e legumes e matar as bactérias
Saiba qual é o jeito correto de lavar e higienizar frutas e legumes e se livrar das bactérias para sempre.
É muito importante desinfetar as frutas e legumes antes de consumi-las, para evitar contaminação. Na matéria a seguir, você fica sabendo como higienizar legumes e frutas de maneira totalmente segura.
O que fazer para desinfetar frutas e legumes?
O mais recomendado na hora de higienizar frutas e legumes é utilizar o hipoclorito de sódio (em outras palavras, água sanitária) diluído em água. Para isso, é necessário contar com duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água.
Veja também: Os 4 melhores acompanhamentos para um churrasco: concorda com a nossa lista?
Para fazer a limpeza, você vai precisar se atentar a três etapas, ao todo. As etapas consistem de maneira resumida em: lavagem, sanitização e enxágue.
Na hora de lavar as frutas, você pode contar com água corrente e sabão ou detergente. Quando chegar a vez de lavar as folhas, é preciso se atentar a lavá-las de maneira individual.
Depois de fazer esses procedimentos, você deve colocar os alimentos na solução de água com hipoclorito de sódio. Em geral, costuma se chamar essa etapa de sanitização, pois é justamente ela que vai solucionar o problema microbiológico.
Mas é preciso ter muito cuidado, porque é nesse momento também que um problema químico acaba se criando. Afinal, não podemos consumir os produtos e alimentos com os produtos químicos neles.
Sendo assim, depois de cumprir com esta etapa, é preciso avançar (e não deixar de realizar) a etapa seguinte, que é a etapa do enxágue. Nela, você deve enxaguar bem os alimentos.
Esse processo de limpeza em três etapas, com lavagem, sanitização e enxágue, é parecido para todos os alimentos.
Muita gente costuma lavar as frutas e legumes com vinagre. Mas essa alternativa não costuma ser a mais indicada, já que o vinagre tem um nível de acidez bem baixo, sendo insuficiente para eliminar possíveis bactérias que eventualmente penetram nesses alimentos (embora possa mesmo eliminar alguns micro-organismos, depois de ficar de molho por algum tempo).
Com isso, o vinagre não é a melhor solução para higienizar frutas e legumes, considerando que as bactérias responsáveis por causar infecções graves seguirão resistentes mesmo depois de entrar em contato com este fluido.
No geral, frutas como pera e a maçã devem ser lavados e higienizados um pouco antes de serem consumidas. Isso porque lavar esses alimentos muito tempo antes de consumir faz com que a fruta escureça ou mesmo apodreça.
Por que é importante higienizar os alimentos?
Antes de consumir alimentos como frutas e legumes, o ideal é sempre higienizá-los, uma vez que esta é uma forma de prevenir a contaminação dos alimentos, que costumam ocorrer por causa dos micro-organismos que comentamos anteriormente.
Sendo assim, se você costuma consumir as frutas a longo prazo, o ideal é observar de maneira constante as condições que elas apresentam. Para isso, observe as dicas a seguir:
- Observar a aparência e também se atentar ao aroma dos alimentos. Se a fruta estiver com um cheiro estranho, o melhor a se fazer é descartar;
- Antes de comprar fruta, observar se possui pequenos machucados, pois estes são portas de entrada para contaminantes, fungos e bactérias;
- Procurar comprar produtos frescos e que não tenham sido muito manipulados, tanto frutas e legumes. No caso das verduras, quanto menos manipulação houver, melhor;
- Atentar-se aos prazos de validade;
- Manter sempre os produtos na geladeira depois de preparar (no caso de salada, vinagrete, por exemplo).
No geral, a reação que a pessoa vai ter ao consumir alimentos deteriorados, por exemplo, vai depender dos micro-organismos que estão naquele produto, bem como do sistema imunológico da pessoa que vai consumir.
Aproveite e veja também: 4 molhos INUSITADOS, mas deliciosos para churrasco!
Gostou de conhecer essas dicas para higienizar frutas e legumes, matando bactérias? Pois saiba que tem mais conteúdo em nosso site que vai te interessar.
Para conhecer 4 molhos inusitados para churrasco que são para lá de saborosos, basta CLICAR AQUI ou na imagem abaixo.