Detran PR: Novo prazo para processo de primeira habilitação é definido. Veja como vai funcionar

Detran-PR anuncia novas regras para a retirada da Primeira Habilitação (Imagem: Jan Baborák/Unsplash)
Detran-PR anuncia novas regras para a retirada da Primeira Habilitação (Imagem: Jan Baborák/Unsplash)

Na última segunda-feira (10), o Detran-PR publicou uma nota alertando os cidadãos sobre o novo prazo para a retirada da primeira habilitação no estado. De acordo com as novas regras, os cidadãos precisam concluir o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos dentro do prazo máximo de 12 meses.

Na prática, isso significa que, se você iniciar o processo de retirada de ” no dia 1º de Janeiro de 2022, por exemplo, você terá até o dia 1º de janeiro de 2023 para conclui-lo (ou seja, 12 meses).

Publicidade

Publicidade

Além disso, cidadãos que já estavam antes do dia 31 de dezembro de 2021 em processo de retirada de carteira vão ter até o dia 31 de dezembro desse ano para finalizá-lo.

Wagner Mesquita, diretor-geral do Detran, comentou a decisão: “Devido à pandemia, o Contran havia interrompido por tempo indeterminado o prazo para a conclusão deste processo. Agora, o candidato deve se atentar para não deixar o prazo passar e perder o processo. Mas, para os que se matricularem este ano, um ano é tempo suficiente para a conclusão de um processo de formação de condutor“.

O que é a “primeira habilitação”?

A “primeira habilitação”, ou “Permissão para Dirigir” (PPD), é o documento provisório emitido pelo Detran após o cidadão concluir o processo de formação de novos condutores. Ele tem duração de 12 meses e concede o direito de conduzir veículos automotores e elétricos no território nacional.

Publicidade

Publicidade

Depois de 12 meses da emissão da PPD, o cidadão pode solicitar dentro de um prazo de 30 dias a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento definitivo que concede o direito de dirigir legalmente por mais alguns anos. Para isso, entretanto, é importante que ele não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima no período em que esteve dirigindo com a PPD.

O que acontece se eu não completar o processo dentro do prazo?

Caso você não complete o processo de formação de condutor dentro dos 12 meses, todo o seu progresso será perdido e você precisará refazê-lo.

Portanto, procure conclui-lo o quanto antes caso não queira recomeçá-lo do zero.

Aproveite e leia também:
Como posso consultar o valor do IPVA do meu veículo?

Quais são as etapas para a retirada da primeira habilitação no PR?

Detran-PR anuncia novas regras para a retirada da Primeira Habilitação (Imagem: Jan Baborák/Unsplash)
Detran-PR anuncia novas regras para a retirada da Primeira Habilitação (Imagem: Jan Baborák/Unsplash)

O processo de formação de novos condutores é longo e envolve uma série de etapas.

Elas incluem, por exemplo, a inscrição (apresentando documentos, pagando taxas etc.), os exames de aptidão física e mental, uma avaliação psicológica individual e coletiva e um curso teórico (45 horas/aula) e um prático (20 horas/aula) na autoescola. Por fim, o candidato faz a prova teórico-prática no Detran.

Publicidade

Publicidade

Finalizado este processo — e tendo sido aprovado no exame teórico-prático — dentro do novo prazo de 12 meses, o cidadão recebe a sua primeira habilitação.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
IPVA 2022 PR: Pagamento via PIX poderá ser feito em qualquer banco. Entenda!

Alexandre PeresEditor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
Veja mais ›
Fechar