IPVA 2022 SP: pagamento com 5% de desconto vence nesta terça (12) para veículos com placa final 2

Proprietários de veículos com final de placa 2 têm até hoje para conseguir desconto no pagamento da terceira parcela do IPVA SP 2022.

Nesta semana começou o calendário de vencimentos da terceira parcela do IPVA SP 2022, e os motoristas do Estado que mantiverem o pagamento em dia podem conseguir desconto de 5%.

Como o calendário de abril começou ontem, esta terça-feira (12/04) é o último dia para os proprietários de veículos com final de placa 2 pagarem a parcela do imposto em dia e terem direito ao desconto.

Publicidade

Publicidade

Afinal, vale lembrar que em São Paulo as datas de vencimento do IPVA seguem de acordo com o último número das placas do veículos.

Como pagar o IPVA SP 2022?

IPVA 2022 SP: pagamento com 5% de desconto vence nesta terça (12) para veículos com placa final 2
Paulistas devem se atentar ao calendário para garantir pagamento do IPVA com desconto. Foto: Fábio Vieira/Estadão Conteúdo

Os contribuintes paulistas podem pagar o IPVA 2022 em lotéricas, terminais de autoatendimento, caixas eletrônicos ou agências de qualquer banco credenciado. Para isso, basta apresentar o Renavam do veículo.

Além disso, também é possível pagar o IPVA SP sem sair de casa, por meio do aplicativo ou internet banking do banco onde o contribuinte tem conta.

Publicidade

Publicidade

Outra opção de pagamento do imposto em São Paulo é com o cartão de crédito. Nesse caso, é preciso acessar o site da Secretaria de Fazenda e Planejamento, selecionar a opção “Parcelamento com Cartão” para conferir as empresas que oferecem o parcelamento do IPVA SP 2022, e entrar em contato com uma delas.

Calendário da terceira parcela do IPVA SP 2022?

Para garantir o pagamento do IPVA SP 2022 com desconto, os proprietários de veículos do Estado devem quitar a terceira parcela do imposto até as seguintes datas:

  • Placas final 1 – 11/04;
  • Final 2 – 12/04;
  • Final 3 – 13/04;
  • 4 – 14/04;
  • 5 – 18/04;
  • 6 – 19/04;
  • 7 – 20/04;
  • 8 – 22/04;
  • 9 – 25/04;
  • 0 – 26/04.

Enquanto isso, para conhecer as datas de vencimento das outras parcelas do IPVA SP 2022, confira o calendário completo.

O que acontece se não pagar o IPVA SP?

Além de perder o direito ao desconto, o contribuinte que deixar de pagar o IPVA SP dentro do prazo fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso, com limite de 20% do valor do imposto.

O débito em aberto ainda pode ir para Dívida Ativa, e o nome do contribuinte para o Cadin Estadual. Por fim, sem o pagamento do IPVA não é possível fazer o licenciamento obrigatório, o que pode gerar uma multa gravíssima e levar à apreensão do veículo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário