IPVA 2022 SP: vencimentos da 3ª parcela já começaram; confira o calendário

Calendário de vencimentos da 3ª parcela do IPVA SP 2022 começa hoje. Veja as datas para cada grupo de veículos e mais informações.

Nesta segunda-feira (11/04), começa o calendário de vencimentos da 3ª parcela do IPVA SP 2022, que prevê desconto de 5% para quem pagar em dia.

As datas de vencimento variam conforme o último número da placa dos veículos, e a parcela de abril vence hoje para aqueles com final de placa 1.

Publicidade

Publicidade

Como pagar o IPVA SP 2022?

Os motoristas de São Paulo podem pagar o IPVA 2022 em agências ou caixas eletrônicos de qualquer banco credenciado apenas com o número do Renavam do veículo.

Além disso, quem preferir também pode fazer o pagamento sem sair de casa, pelo aplicativo ou internet banking do seu banco, ou ainda em lotéricas ou terminais de autoatendimento.

IPVA 2022 SP: vencimentos da 3ª parcela já começaram; confira o calendário
Vencimentos da 3ª parcela do IPVA SP 2022 começam hoje. Foto: Flickr

Por fim, também é possível parcelas o IPVA 2022 com cartão de crédito. Nesse caso, o contribuinte deve entrar em conta com uma das empresas credenciadas para oferecer este serviço.

Publicidade

Publicidade

Para conferir a lista de empresas que oferecem o parcelamento do IPVA SP 2022, basta acessar o portal da Secretaria de Fazenda e Planejamento e clicar em “Parcelamento com Cartão”.

Além disso, neste mesmo site é possível conferir o valor do imposto no quadro “Consultar débitos”, seja em veículo próprio ou de terceiro.

Calendário da 3ª parcela do IPVA SP

Para manter os pagamentos do IPVA SP 2022 em dia e conseguir o desconto de 5% no valor do imposto, os motoristas de São Paulo devem quitar a 3ª parcela até as seguintes datas:

 

  • Final de placa 1 – até 11/04
  • Final 2 – até 12/04;
  • 3 – até 13/04;
  • 4 – até 14/04;
  • 5 – até 18/04;
  • 6 – até 19/04;
  • 7 – até 20/04;
  • 8 – até 22/04;
  • 9 – até 25/04;
  • 0 – até 26/04.

Para as datas de vencimento das demais parcelas do imposto, confira o calendário completo do IPVA SP 2022.

O que acontece se não pagar o IPVA SP?

Em São Paulo, os motoristas que deixam de pagar o IPVA em dia ficam sujeitos a multa de 0,33% por dia de atraso, o que pode chegar a até 20% do valor do imposto.

Publicidade

Publicidade

Além disso, o nome do contribuinte ainda pode ser inserido no Cadin Estadual e o débito inscrito na Dívida Ativa. Também vale lembrar que sem o pagamento em dia do IPVA, não é possível fazer o licenciamento do veículo, o que pode gerar multa gravíssima e apreensão do carro.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário