Quanto tempo demora para tirar uma CNH?

Felipe Matozo

02/07/2023

Você está ansioso para obter a sua primeira “carteira de motorista” e está se perguntando quanto tempo demora para tirar uma CNH?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. Mas fique tranquilo, pois existe um prazo médio. Em média, o tempo que levar para cumprir todas as etapas e tirar uma CNH é de cerca de 90 dias, mas ele pode variar de pessoa para pessoa.

Além disso, também é importante ficar atento ao prazo máximo. Para entender melhor estes prazos e o processo para tirar a sua CNH, continue acompanhando o texto abaixo.

[lwptoc]

Quanto tempo demora para tirar uma CNH?

Quanto tempo demora para tirar uma CNH

Entenda quanto tempo demora para tirar uma CNH. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O processo para tirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil tem uma duração média de cerca de 90 dias.

Entretanto, esse período pode variar de acordo com a disponibilidade do candidato e a agilidade no agendamento dos exames e do teste prático.

Isso porque algumas pessoas têm mais tempo disponível para cumprir as etapas necessárias, e com isso conseguem acelerar este processo. Enquanto isso, outros candidatos demoram mais tempo para tirar a CNH.

No entanto, é importante destacar que, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o prazo máximo para conclusão de todos os procedimentos é de 12 meses.

Quais são as etapas para tirar a CNH?

O processo para obter a CNH envolve diversas etapas essenciais. Vamos detalhar cada uma delas:

  1. Exame médico e psicotécnico: Esses exames são realizados para verificar se o candidato possui condições físicas e mentais adequadas para conduzir um veículo com segurança.
  2. Curso teórico: O candidato deve frequentar um Centro de Formação de Condutores (CFC) e participar de aulas teóricas com carga horária mínima de 45 horas. Durante esse curso, são abordados temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania, além de noções básicas de mecânica.
  3. Prova teórica: Após o curso teórico, o candidato precisa realizar uma prova com 30 questões. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 70% das questões (21).
  4. Aulas práticas: Para as categorias A (motos) e B (carros), é exigida uma carga horária mínima de 20 horas/aula, sendo que pelo menos 1 hora/aula deve ser realizada durante a noite. Já para as demais categorias, as cargas horárias são diferenciadas.
  5. Prova prática: Esta é a etapa final do processo. O candidato passará por uma avaliação prática em que um instrutor verificará o seu desempenho na condução do veículo. Caso seja considerado apto, receberá a Permissão Para Dirigir (PPD), também conhecida como carteira provisória.

Quem pode tirar a CNH?

De acordo com o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os requisitos para iniciar o processo de emissão da CNH são os seguintes:

  • Ser penalmente imputável (o que significa ser capaz de responder pelos seus próprios atos).
  • Saber ler e escrever.
  • Ter carteira de identidade.

Além desses critérios, é importante lembrar que a idade mínima para tirar a CNH no Brasil é de 18 anos.

Quais são as categorias da CNH?

A CNH é dividida em diversas categorias que permitem conduzir diferentes tipos de veículos. As categorias são as seguintes:

Mas é importante destacar que cada categoria exige a realização de exames e provas específicas, adequadas ao tipo de veículo a ser conduzido.

Tirar a CNH é um processo que envolve diversas etapas e pode levar algum tempo, mas é uma conquista que traz consigo muita liberdade e responsabilidade. Boa sorte em sua jornada rumo à habilitação!

Você também pode gostar de ler
Autoescolas podem chegar ao fim com ESTA mudança: já está confirmado?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.