Detran RS começa a emitir as CRLV’s digitais. Veja como obter o seu documento
Motoristas gaúchos que pagaram o IPVA e a taxa de licenciamento do Detran-RS de 2022 já podem emitir o documento CRLV digital.
O Detran-RS já está emitindo Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLVs), documento de porte obrigatório para motoristas de todo o país.
Além de imprimir o CRLV em folha branca A4, os proprietários de veículos do Rio Grande do Sul também podem baixar o arquivo na versão digital. Entretanto, em ambos os casos, para gerar a versão de 2022 é preciso pagar o IPVA RS deste ano, eventuais multas e também a taxa de licenciamento do veículo.
Enquanto isso, é importante lembrar que o antigo “documento verde” que os motoristas recebiam em casa não existe mais. Mas tanto a versão digital, que o condutor pode acessar e apresentar via aplicativo, quanto a impressa em folha comum têm o mesmo valor legal do documento antigo.
Como vai funcionar o CRLV digital do Detran-RS?
Ao invés de receber o documento em casa, agora os motoristas gaúchos devem gerar o CRLV no site do Detran-RS ou pelo próprio aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.
No caso dos condutores que optarem por baixar o aplicativo, não é necessário andar com o documento impresso no veículo, desde que o celular esteja acessível. Isso porque o CRLV digital tem o mesmo valor, então o aplicativo também conta como porte do documento.
Mas é importante destacar que quem já usava a CRLV digital no aplicativo em 2021 deve clicar para remover o antigo documento no app e depois baixar a versão 2022.
Por outro lado, quem preferir pode imprimir o CRLV em folha A4 normal e carregar consigo, como fazia com o antigo documento verde.
Onde baixar o CRLV Digital?
No caso dos condutores que quiserem utilizar o aplicativo, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e baixar o aplicativo “Carteira Nacional de Trânsito”.
Em seguida, é só fazer login no aplicativo com seu CPF e senha no portal gov.br. Se o contribuinte não tiver cadastro nesta plataforma, precisará fazer um novo pelo próprio aplicativo.
Por fim, é necessário clicar no botão “Veículos”, depois para incluir e seguir os passos indicados pelo aplicativo para adicionar o CRLV do seu veículo.
Enquanto isso, no caso dos motoristas que preferem imprimir o documento, é preciso gerar um arquivo para impressão. Para isso, acesse o site do Detran-RS e escolha a forma de solicitação de sua preferência.