É possível perder os cartões de crédito após sujar o nome?

Cópia de Novo do NoDetalhe (1)
Fonte/Reprodução: original

Todos correm o risco de ter o nome negativado pelo SPC ou Serasa, esse acontecimento pode impactar negativamente a vida financeira. Com isso a pessoa passa a ter dificuldades para possíveis financiamentos e aquisição de cartões de crédito.

Muitos ainda carregam grandes dúvidas, como por exemplo, o que acontece quando o cliente é usuário de cartões de crédito e acabam com o nome negativado. Veja abaixo a resposta dessa e demais questões a respeito do tema.

Publicidade

Publicidade

Quem sujar o nome pode perder os cartões de crédito?

Não é possível perder seus cartões de crédito ao ter o nome negativado, porém esse fato estará disponível no histórico comportamental do consumidor. Caso o cidadão fique com o nome sujo na praça devido alguma pendência, mas continue a pagar as faturas de seu cartão de crédito de modo regular, é capaz que prossiga com o cartão normalmente.

É possível perder os cartões de crédito após sujar o nome?
Fonte/Reprodução: original

Mesmo assim, é preciso se atentar a alguns fatos, como caso a pendência que gerou a restrição tenha sido no mesmo banco que libera crédito ao cartão. Diante disso, é executável a perda do cartão pela instituição financeira.

A pessoa com o nome negativado também enfrentará uma série de problemas como contratar e solicitar um novo cartão ou até mesmo conseguir aumentos no limite do que já está em uso. Por isso, um nome sujo pode realmente desestabilizar a vida financeira.

Publicidade

Publicidade

O que pode fazer o nome ficar sujo?

A negativação acontece quando determinada empresa informa que o cliente deixou de pagar suas dívidas. Existem inúmeros motivos que levam a pessoa ao nome negativado pelo SPC e Serasa, os órgãos responsáveis pela proteção ao crédito. Veja alguns exemplos que podem levar o consumidor a ter seu nome negativado.

  • Negativação – Acontece no momento em que a pessoa deixa de pagar suas dívidas em dia por algum motivo.
  • Cheque sem fundo – Quando alguém determina e passa um cheque com valores irreais para sua situação financeira.
  • Protesto –  Quando o cliente realiza uma compra parcelada e deixa de pagar. Sendo assim, a loja dirige-se ao cartório e realiza o protesto dessa dívida. Nesse caso o CPF pode ser negativado juntamente.
  • Falência – Quando os consumidores são donos ou sócios de alguma empresa que vai à falência total, impossibilita o pagamento das dívidas em questão.
  • Ação Judicial – Isso acontece quando uma pessoa coloca outra em uma ação judicial por falta de pagamento de alguma pendência.

Qualquer um está sujeito a passar pelo nome negativado, então é bom lembrar que deixar de pagar em dia suas contribuições como IPTU, IPVA E IRPF também pode levar ao nome negativado.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar