Economize com o Vale-Gás e Tarifa Social. Veja como!

Conheça mais sobre esses dois programas sociais do governo (federal e estadual) e encontre um melhor equilíbrio nas suas contas mensais.

Economize com o Vale-Gás e Tarifa Social. Veja como!

O brasileiro está sofrendo com a alta dos preços. O equilíbrio financeiro para ter dinheiro suficiente durante todo o mês virou um dos desafios da atualidade. De olho nisso, e para amenizar os problemas nas casas dos brasileiros, o Governo Federal e os Governos Estaduais estão oferecendo benefícios para a população.

Entre os benefícios mais comentados do momento estão a Tarifa Social e o Vale-Gás. Ao ter acesso a esses benefícios, a família terá a chance de equilibrar as contas do mês e prover um maior bem estar para todos.

Publicidade

Publicidade

Portanto, s você quer economizar e fazer sobrar dinheiro no final do mês? Descubra aqui como ter acesso aos benefícios citados. Nesta matéria, vamos falar, em detalhes, sobre cada um deles. Acompanha abaixo:

Cadastro no Tarifa Social e as principais vantagens

O Tarifa Social foi criado em 2002 (projeto de Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002) pelo Governo Federal visando dar descontos na tarifa de luz de famílias de baixa renda. O desconto é aplicado com base no consumo mensal da casa. Porém, o consumo não pode ser superior a 220 kWz.

A tabela de desconto segue os seguintes critérios:

Publicidade

Publicidade

  • Consumo mensal até 30 kWh – 65% de desconto;
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
  • Consumo superior a 220 kWh – 0%.

Então, para ter acesso ao Tarifa Social, o beneficiário precisa:

  • Ser classificado como uma pessoa de baixa renda;
  • A família precisa estar inscrita no CadÚnico;
  • Renda per capta (divisão do rendimento mensal total da família por pessoa da casa) inferior a meio salário mínimo;
  • Renda mensal de até 3 salários mínimos caso aja na casa pessoas com deficiência e que utilizam aparelhos dependentes de energia;

Portanto, para se inscrever, ainda é necessário procurar a distribuidora de energia da sua região. Está previsto uma entrada automática no programa das famílias cadastradas no CadÚnico a partir de 2022, o que facilitará o acesso ao benefício.

Cadastro no Vale-Gás e as principais vantagens

Com o aumento do preço do gás de cozinha, muitas famílias estão passando apuros para conseguir adquirir um botijão – muitas delas tendo que apelar até mesmo para a lenha.

Por conta deste cenário, o governo (federal e estadual) tem investido no benefício do Vale-Gás para minimizar o problema. A proposta tem como principal objetivo oferecer descontos na compra do botijão para famílias de baixa renda (renda per capta de aproximadamente R$200 – podendo variar de acordo com o estado).

Vale salientar que cada estado possui sua regra, portanto, você deve buscar se informar no CRAS mais próximo para entender a sua situação. Porém, basicamente é isso o que os estados estão pedindo:

  • Ter o cadastro no CadÚnico;
  • Ser beneficiário do Bolsa Família;
  • Ter uma renda per capta de aproximadamente R$200.

Caso você esteja dentro do perfil, o governo subsidiará uma parte do valor do botijão.

Faça as contas e veja a economia

Publicidade

Publicidade

Com esses dois benefícios ativos, as famílias de baixa renda terão um desconto importante em duas contas mensais essenciais para uma vida digna – o mínimo que todo o brasileiro merece ter.

Busque agora mesmo, junto ao CRAS da sua região, mais informações sobre a Tarifa Social e o Vale-Gás e comece a colocar a sua organização financeira em dia. Esses dois benefícios são direitos seus.

Fonte: G1

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário