Em Qual Aeroporto Chegam as Encomendas da China?

Eduardo Peres

08/12/2023

A potência do comércio eletrônico entre Brasil e China tornou-se ainda mais evidente com a criação de uma nova rota de importação direta através do uso de rotas aéreas e de um aeroporto específico na China para trazer as encomendas até aqui, atendendo à crescente demanda por produtos chineses no mercado brasileiro.

Essa rota de carga, além de simbolizar a solidez das relações comerciais bilaterais, reflete um cenário de constante expansão e fortalecimento das redes logísticas entre ambos os países.

Em Qual Aeroporto Chegam as Encomendas da China?

Em Qual Aeroporto Chegam as Encomendas da China?

Em qual aeroporto chegam as encomendas da China no Brasil?

As mercadorias embarcadas no Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao’an, localizado na China, encontram seu destino no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, Brasil. A instauração dessa rota de carga pode ser atribuída a uma colaboração entre empresas logísticas chinesas e operadores aéreos.

O Aeroporto de Guarulhos, porto de entrada dessas encomendas, representa um dos principais hubs aéreos da América Latina, preparado para processar um volume considerável de carga e distribuir para diversas regiões do país.

Como as entregas das encomendas da China até o Brasil são feitas?

A parceria estratégica que envolve a empresa Cainiao, parte do Grupo Alibaba, com a Atlas Air, simboliza um marco importante nessa cadeia de entregas. A operação conta com o uso de aviões Boeing 747, oferecendo dois voos semanais com a capacidade de transportar mais de 220 toneladas por voo.

O tipo de carga varia, compreendendo tanto mercadorias do e-commerce quanto itens de maior valor agregado, como eletrônicos e semicondutores. Ademais, o serviço Cainiao Express Line acelera o acesso ao centro de distribuição, onde a mercadoria é processada de forma eficaz, permitindo uma distribuição rápida e um desembaraço aduaneiro mais ágil.

Quanto tempo demora para as encomendas chegarem ao Brasil?

A logística de importação de produtos da China para o Brasil está sujeita a uma série de etapas. Considerando importações aéreas, estima-se que o tempo total, desde o fechamento com o fornecedor chinês até a entrega da mercadoria, seja em média de 52 dias.

Esse período abrange cerca de 30 dias voltados à produção e ao embarque dos produtos, seguido por 12 dias destinados ao transporte aéreo em si, e aproximadamente 10 dias para o processo de desembaraço aduaneiro e a entrega final ao destinatário no Brasil.

Para importações marítimas, o prazo médio estende-se a 90 dias, com fases de produção e embarque, viagem marítima e desembaraço aduaneiro se desdobrando em etapas mais longas.

Cargas consolidadas (LCL) podem trazer consigo um acréscimo entre 20 a 30 dias devido a processos adicionais de consolidação na China e separação das mercadorias no Brasil.

Confira também:
Shein: encomenda parada no CTU – Aeroporto de Partida; o que significa?

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta